Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Asus A8V-X + HD Sata = Páu dos grandes.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

(Nota, se você caiu aqui via google e esta com pressa pra saber como resolver o problema, pule direto para o último parágrafo deste post. A solução para o problema esta lá.)

Continuando as aventuras “pczisticas”, o PC que é da minha irmã e fica lá em casa, o HD de 80Gb IDE resolveu subir no telhado. De uma hora pra outra resolveu se entupir de bad-block a ponto do S.M.A.R.T. “apitar”.

Óbviamente os dados que estão no HD estão irremediavelmente perdidos até segunda ordem (até que eu bote a casa em ordem e tente recuperar o que der no meio da chuva de bad-block) e com isso precisei ir atrás de um HD novo. Porém como eu já havia dito ai embaixo eu estava para fazer um remanejamento dos meus HDs por causa da falta de espaço que atingiu o ponto critico.

Olhando os preços de HD, o que apresentou a melhor relação custo/beneficio foi um SATA de 500Gb. Nisso me passou a seguinte idéia:

– Eu tenho dois HD SATA na minha máquina. Um de 160Gb e outro de 250Gb.
– A placa A8V-X tem 4 portas SATA de bobeira.
– O HD que morreu era de 80Gb e IDE.

– Eu compro um HD de 500Gb (já que sou eu quem vai desembolsar a verba), troco o meu de 160Gb pelo de 500Gb e fica bom pra todo mundo. Eu ganho mais espaço, o outro PC também ganha mais espaço (vai dobrar, de 80 para 160Gb) e um desempenho melhor pelo HD SATA que é bem mais rápido que o IDE.

Maravilha, vou lá no Alex e encomendo um HD de 500Gb da Sansung.

Chega o HD aqui e começa a folia das cópias. Movo o conteúdo do HD de 250Gb pro de 500Gb, idem para o de 160Gb que passou para o de 250Gb e fica o 160Gb livre.

Cato esse HD e coloco na A8V-X. Começam os problemas. Inicialmente acontecem uns travões estranhos na detecção do HD durante o POST. Acabo trocando o cabo SATA por um de outro fabricante e o cabo do DVD por um de 80 vias e pelo menos ai a coisa melhora.

Cato o CD do Windows XP e começo a instalação. O HD já havia sido previamente particionado no meu novo PC (que eu conto a história no próximo post), é feita toda a papagaiada da carga dos drivers basicos (txt setup) e abre a tela onde eu devo escolher a partição e prosseguir. Como sempre eu mandei o Windows reformatar a partição a moda dele em modo formatação rápida.

Curiosamente a barra de progresso foi até 10% deu uma enroscada e pulou de uma vez para 100%, sendo que o normal é ir em passos de 10%.

Inicia a cópia dos arquivos e ao tentar copiar o arquivo DRIVER.CAB ocorre um erro de leitura, o instalador diz que não pode ler do CD… (preste atenção nisso!). Imagino que o CD esta com algum risco, cato uma segunda cópia do CD e recomeço… Idem, mesma coisa. Terceiro CD e mesma coisa.

Nisso resolvo experimentar um outro drive de DVD. Idem… igualzinho. Bom… penso que algo de errado aconteceu na formatação rápida, reinicio a instalação e opto pela formatação normal. Escolho NTFS e… o treco não sai de 0% por mais tempo que eu espere.

Tem coisa errada. Nisso experimento outras várias opções de configuração da porta SATA existente no BIOS (SATA, AHCI e ligar o BIOS proprio da controladora SATA). Uma coisa pior que a outra, em algumas o Windows nem consegue entrar no txt setup. Lindo! Nisso resolvo catar o Hirens boot CD e reformatar o HD. Qual a supresa que o Partition Magic não consegue fazer absolutamente nada! Tento outro particionador e nada. Consigo alguma coisa com o Extended Fdisk. Nada de instalar, tudo igual. Tento usar um XP limpo, tento usar instalação usando driver de terceiro (opção F6 no inicio do txt setup), nada…

Nisso, o sangue já ferve e resolvo trazer o PC aqui pro muquifo (até então eu estava fazendo tudo lá em casa). Aqui resolvo dar uma olhada mais técnica e coloco o HD de volta no meu PC e consigor particionar e formatar sem problema algum. Na A8V-X o problema se repete.

Nisso resolvo dar uma olhada na pagina da Asus para ver se tem alguma atualização de BIOS. E realmente tem uma nova, que inclusive é pra resolver um problema quando se usa os quatro HDs SATA simultaneamente. Atualizo e nada… igualzinho.

Encosto a bagaça e vou fazer outra coisa. Depois dando uma catada nas coisas que usei na montagem do Opteron, retiro os papeis que vieram dentro do blister do HD de 500Gb. E em um deles esta uma nota:

“Obs: Selecionar SATA I (1.5Gbps) via jumper de configuração [somente com produto SATA II (3.0Gbps)]. Em alguns casos raros os adaptador de conexão SATA I (1.5Gbps)não consegue estabelecer uma interface de conexão SATA com o produto SATA II (3.0Gbps), devido a problemas de compatibilidade de velocidade. Neste caso um jumper pode ser utilizado para configurar o SATA I (1.5Gbps), conforme a figura.”

Nisso dá a hora de ir pra casa jantar, mas eu levo o celular e resolvo ligar para o Zoom e contar o caso pra ele. E ele também justamente sugere a mesma coisa, tentar configurar o HD para o modo SATA I.

Volto aqui e faço. Bingo! Problema resolvido. Neste exato momento faltam 7 minutos para acabar a instalação.

Ai me pergunto: Que raios tem a ver a mensagem de ERRO DE LEITURA NO CD com a escrita no HD? Vai saber… ou melhor, vai entender como o instalador do XP chegou a conclusão e cuspiu essa mensagem.

Portanto, se alguém chegar aqui um dia procurando por HD SATA NÃO FUNCIONA NA ASUS A8V-X, trate de olhar na documentação ou internet, como configurar o HD para o modo SATA I, pois a controladora da A8V-X não se entende com HD SATA II.



  Seguir comentários via RSS

One thought on “Asus A8V-X + HD Sata = Páu dos grandes.

  1. Yo =) disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 41.0.2272.101 - Windows Windows 7

    Olahhhh, Obrigada pela dica. Não tive problemas com o meu primeiro hd…. mas agora, depois de anos ele morreu e tive q comprar outro pra minha maquina museu… Jesus q dor de cabeça!!! :tooth:

    Comentário de Yo =): 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.