Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   terça-feira, 10 de setembro de 2013

Chat do facebook no Miranda-IM



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Antes de tudo, deixa apenas esclarecer que eu não sou fã de redes sociais, desde o orkut que eu nunca gostei disso.   D:- Acho que as pessoas se expõem demais nessas redes, perde, um pouco da noção do que é privacidade e o quanto isso vale nos dias de hoje.

Mas tem um problema atual, as viúvas do MSN.  :X.: Tenho muitos amigos que não querem ver o Skype nem pintado de ouro e cravejado a diamantes. A maioria desses ai se mandou pro tal do “livro dos rostos”.

Até ontem a noite eu SEQUER sabia que era possível bater papo no estilo chat no facebook, tal a minha aversão a redes sociais.  :wacko: Porém um amigo aqui da cidade, uma dessas viúvas do MSN ficou pentelhando na minha orelha que precisávamos achar um jeito de voltar a conversar.

Claro que eu dei n-sugestões pra ele que eu já uso e funcionam muito bem: ICQ, Google Talk, Yahoo Messenger.

Mas não, o povo não quer saber de usar coisas velhas e sacramentadas que funcionam como o ICQ e não tem saco pra ficar com uma pagina do gmail aberta só por causa do google talk (tá, eu sei que dá pra usar em clientes externo e até acho que existe um cliente google talk exclusivo), e sempre o mais velhos é que tem que se adaptar, pois dizem que “não devemos nadar contra a corrente”. Sei… (o~o)

Eu até tenho uma conta nesse tal de facebook mas raramente entro por lá. Quando entro é pra limpar a lista de requisições de amizade, limpo o lixo todo, leio alguma coisa que escrevem diretamente direcionado a mim e caio fora, volto depois de uns 3 meses no mínimo. Mas então porque eu criei uma conta no facebook? Porque eu queira a “consumer key”, afinal como vocês acham que eu consido dar a vocês a opção de comentar aqui no blog usando o facebook via o social connect? }:D

Bom, voltado ao assunto deste post, ate ontem eu desconhecia completamente que existia chat no facebook. Dai eu pensei… se é um treco que já existe a algum tempo, e é popular, então DEVE ter um jeito de usar isso no Miranda-IM. (8

E não é que tem? O chat do facebook nada mais é que Jabber em Secure XMPP! Se é assim, dá pra usar no Miranda! :yahoo:

Mas o diabo dos detalhes é que o Miranda diz que tem Facebook Chat na configuração mas não funciona NEM A PORRADA! Depois de bater cabeça umas duas horas, consegui fazer funcionar, e então trago a solução aqui.

Primeiro é preciso ir no facebook e ver qual é sua ID. A ID não é o nome que aparece e sim o que fica no final da URL de acesso ao seu perfil.

O jeito pra ver isso é entrar no facebook, clique no ícone da engrenagem e vá em “configurações da conta. Clique em “Nome de usuário” e veja qual o seu URL. Deve ser algo parecido com http://www.facebook.com/fulanodetal

Então o seu ID nesse exemplo seria “fulanodetal”. Se seu ID não estiver setado, você pode criá-lo, a própria página explica como. Mas CUIDADO! Esse nome uma vez criado não pode ser alterado! *~O

Como o seu ID na mão, no Miranda-IM vá em “Options” e clique em “Accounts”.

Na tela accounts clique no ícone + que tem no rodapé da pagina. Preencha a janela que vai se abrir da seguinte forma:

facebookc_chat_miranda-im_1

Feito isso, clique em OK, e voc6e voltará para a tela anterior. Veja que foi criado uma entrada chamada Facebook na lista de protocolos. Clique sobre Facebook e vai abrir a seguinte janela, preencha conforme esta tela abaixo:

facebookc_chat_miranda-im_2

Onde esta User, coloque o ID que você pegou lá na Facebook como expliquei acima.

Clique em OK e pronto, o Miranda IM estará pronto para logar e vai receber a lista de contatos automaticamente que ficarão no grupo “Facebook Friends”.

Configurado dessa forma suporta apenas a troca de texto, sem emoticons, penduricalhos extras e também não suporta troca de arquivos.

Pra quem quer somente o chat, como eu, serve como uma luva e sem ter a necessidade de ficar pendurado na pagina do Facebook. :-P

Obviamente que isso deve funcionar com qualquer outro cliente que suporte Jabber e Secure XMPP. Basta configurar.

Gostou da dica? Comente, avalie!



  Seguir comentários via RSS

2 thoughts on “Chat do facebook no Miranda-IM

  1. Avatar photo Adriano Selbach disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 29.0.1547.66 - Windows Windows Vista

    Boa! Só esqueceu de comentar o mIRC, HAHAHA! ICQ funciona bem, e o finado MSN, agora SKYPE também. Redes sociais fedem, são um amontoado de gente de todos os tipos e gostos, expondo seus medos, anseios, frustrações, alegrias, e muitas vezes tentando passar uma imagem de coisas que não são. As redes sociais até seriam legais, se as pessoas tivessem bom senso e soubessem se comportar. Começando pela premissa daquele ditado que já dizia: Religião, Futebol, e Política, não se discute. Mas como tem o outro ditado que diz:
    “Cada um que cuide da sua própria vida” Então deixa pra lá, HEHEHE, Abraço!

    Comentários de Adriano Selbach: 24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.