Tem certas epocas que um monte de coisas começam a desandar ou uma unica coisa dá tanta zica que parece urucubaca.
A dessa vez foi o meu PC, o servidor. O windows que estava rodando nele já era um remendo em cima de uma instalação com minha antiga placa mãe, e tinha coisa instalada na imagem de restauração que nem de logem existe mais como uma placa de rede wi-fi da encora, etc…
Pra resumir mais ainda essa “gambiarra ambulante” estava funcionando na base do 1/2 boca a mais de um ano, e ligado 24 horas por dia.
Na quarta-feira resolvi que era hora de arregaçar as mangas, passar a borracha e começar tudo novo, zero bala e atualizado.
Tudo começou quando o firewall de tão velho que era já estava pipocando alertas de 5 em 5 minutos que tinha uma versão nova. Resolvi atualizar. Disse que não podia, que era preciso baixar a versão completa e remover a velha pra instalar. Vamos lá… removo a velha, faço uma dúzia de gambiarras no registro pra um monte de coisa que deu xilique e parou de funcionar e instalo a nova… pau… nada de aparecer o icone de gerenciamento no system tray e nada do firewall funcionar direto… ou bloqueava o trafego todo ou deixava igualzinho a uma peneira.
Bom… não tem jeito, vamos fazer os 5Gb de backup e formatar. Mas eu já queria usar uma versão do windows 2000 que eu customizei e atochei todas as atualizações disponiveis até na terça-feira nele. E de quebra já sai com um monte de tweaks de registros, softwares e toda a sorte de “customização”.
Cato um CD-RW que tinha uma versão SP2 e mando apagar e gravar o iso fresquinho nela. Por via das duvidas mando verificar a gravação.. tudo ok.
Reset e instalação… 15 minutos depois instalado. Mas… problemas!!! Instalou o SP2!!! Como? Sei lá… mas algo não deu certo na gravação do CD. Saco… vamos de novo. Instalo o UltraISO na marra e mando apagar o CD… diz que não tem cd no drive. Abro e fecho o drive funciona. Gravo de novo, mando verificar, e TESTO o cd antes de começar tudo de novo… beleza, agora é o w2k sp4 “gambiarrado”.
Dedão no reset e…. quem disse que quer bootar pelo CD??? Aperta daqui aperta dali, e nada. Pego o CD e testo no notebook e esta ok. Resultado, meu gravador de DVD passou desta pra melhor. Justo nesse dia? Não podia ter sido na semana passada? Ou na semana que vem? Mas não… murphy é implacável.
Pego um gravador de CD antigo de 12X pra quebrar o galho e instalo tudo. Nisso já era quase de manhã e eu preguei, fui pra cama.
No dia seguinte eu continuo. Só que teve um *PEQUENO* detalhe… a besta aqui esqueceu de desligar o roteador… o micro ficou a manhã inteira pendurado na internet, sem antivirus e sem firewall. E como o ip do servidor esta em DMZ no roteador, adivinha???? 5 pragas de raças diferentes se instalaram. E de quebra se propagou na rede e infectou todos os outros 4 PCs!
O K6-II 550MHz da bancada, o Notebook e o “Compaq-XP-Fudeba” que estava ligado e na rede pra poder usar o drive de DVD dele.
Toca a desinfectar todos os pcs, e fazer do jeito certo… desligar todo mundo do roteador, instalar o antivirus e conectar UM de cada vez e sozinho pra atualizar. E só montar a rede quando todos os 4 estivessem limpos.
E PROVIDENCIAR um firewall e antivirus pro servidor.
Final das contas… gastei praticamente a noite toda pra limpar todo mundo e por a casa em ordem.

4:44 AM |
Luciano |
Nenhum comentário
Badulaques da China




1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.