Faltam:

   sábado, 7 de fevereiro de 2026

O jeito mais esquisito de ligar leds.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Hoje um amigo que trabalha com som me trouxe aqui um crossover ativo pra fazer duas modificações.

Motivo, os leds que indicam o que está ligado/desligado tinham o brilho tão forte a ponto de ofuscar a vista e atrapalhar a ver o painel do aparelho. Sim, era tão forte que eu estava com uma camiseta banca e ela ficou vermelha com a intensidade da luz.

Segundo o amigo estava iluminando o ambiente todo lá.

É esse CX234.

Bom, pensei, tem um resistor para cada led, é o mais lógico, certo? Pra não ter que desmontar todo o aparelho pra modificar o valor de 12 leds, pensei, corto um dos terminais do led e acrescento um resistor extra e diminuo a corrente no led.

Mas… quebrei a cara. Não era assim. O que aconteceu? Assim que coloquei o resistor em série com o primeiro led, os próximos 6 led tiveram seu brilho reduzindo ao mesmo tempo.

Como assim??? :-o

Ai veio o pior, assim que desliguei a chave que ativa/desativa a função, o led apagou (que era o esperado) mas o brilho dos remanescentes 5 leds, voltaram o brilho inicial antes da modificação! (*o)

Bom… então, desmonta a bragaça toda e analisa o circuito. Quase tive um “treco” quando entendi o que fizeram.

Sim, fizeram isso! Um limitador de corrente com transistores e todos os leds em série e a chave que liga/desliga a função, quando desliga a função bota o led em… curto! o_O

Funcionar, funciona, mas é um jeito um tanto ortodoxo de fazer isso. :furious:

Modifiquei o resistor se mede a corrente e pronto, resolvido.

Uma outra modificação pedida pelo amigo foi colocar uma chave liga/desliga. O aparelho simplesmente não tem chave pra desligar! No caso coloquei uma chave de alavanca miniatura no painel do aparelho do lado direito.

Amigo feliz que resolvi o problema e eu feliz com o :money: dinheiro no bolso.



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.