 Loading... |
E chove sem parar lá fora… Vou aproveitar esse sossego pra jogar um pouco de sinuca virtual lá no yahoo games.
 Loading... |
Ha… de tanto que ouvi falar sobre essa noticia,
Banana pode estar extinta em 10 anos, afirma cientista
Banana é considerada fruta mais popular do mundo, dei uma revirada no site da embrapa, e veja o que descobri:
“Embrapa mantém programa de melhoramento da bananeira
A bananeira é cultivada na maioria dos países tropicais e sua fruta, a banana, é a mais consumida no mundo. No Brasil, os plantios se estendem de Norte a Sul, numa área de aproximadamente 520 mil hectares, envolvendo desde a faixa litorânea até os planaltos interioranos.
À semelhança de outras culturas, a bananeira é atacada por diversas pragas e doenças, a exemplo do mal-do-Panamá, Sigatoka-amarela e Sigatoka-negra. Esta última, de constatação recente no Brasil (1998),
tem seu controle, em nível mundial, fundamentado na aplicação de fungicidas, prática de elevado custo e com possíveis implicações ambientais. No Brasil, onde as principais variedades cultivadas são do tipo Prata (Pacovan, Prata Anã e Prata Comum), as doenças apresentam incidência variável com a região produtora e a variedade cultivada. Considerando o papel importante que a resistência genética desempenha no controle de doenças de plantas cultivadas, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, localizada em Cruz das Almas (BA), vem desenvolvendo um programa de melhoramento genético convencional da bananeira visando a geração de híbridos resistentes e com boas características comerciais.
Segundo o pesquisador Sebastião Oliveira e Silva, a implantação desse programa foi possível devido às variedades de banana do tipo Prata produzirem sementes quando cruzadas com variedades diplóides (formas não comestíveis). O programa de melhoramento, que foi iniciado em 1982, gerou vários híbridos, sendo que alguns deles já foram selecionados por sua características superiores, notadamente produtividade e resistência às principais doenças.
Assim, híbridos de banana Prata como a Pacovan Ken (resistente ao mal-do-Panamá e às Sigatokas-amarela e negra), a Prata Graúda e a Fhia 18, (resistentes à Sigatoka-negra) foram desenvolvidos e recomendados pela Embrapa.
Seguindo esta mesma linha de pesquisa, no próximo ano será recomendado um híbrido tipo Maçã tolerante ao mal-do-Panamá. “A situação da bananicultura brasileira não está ameaçada, mas nem tudo está resolvido. A pesquisa é dinâmica e a busca por novas variedades com características superiores que atendam às exigências do mercado consumidor deve continuar”, explica o pesquisador Sebastião Silva”