Ha… de tanto que ouvi falar sobre essa noticia,
Banana pode estar extinta em 10 anos, afirma cientista
Banana é considerada fruta mais popular do mundo, dei uma revirada no site da embrapa, e veja o que descobri:
“Embrapa mantém programa de melhoramento da bananeira
A bananeira é cultivada na maioria dos países tropicais e sua fruta, a banana, é a mais consumida no mundo. No Brasil, os plantios se estendem de Norte a Sul, numa área de aproximadamente 520 mil hectares, envolvendo desde a faixa litorânea até os planaltos interioranos.
À semelhança de outras culturas, a bananeira é atacada por diversas pragas e doenças, a exemplo do mal-do-Panamá, Sigatoka-amarela e Sigatoka-negra. Esta última, de constatação recente no Brasil (1998),
tem seu controle, em nível mundial, fundamentado na aplicação de fungicidas, prática de elevado custo e com possíveis implicações ambientais. No Brasil, onde as principais variedades cultivadas são do tipo Prata (Pacovan, Prata Anã e Prata Comum), as doenças apresentam incidência variável com a região produtora e a variedade cultivada. Considerando o papel importante que a resistência genética desempenha no controle de doenças de plantas cultivadas, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, localizada em Cruz das Almas (BA), vem desenvolvendo um programa de melhoramento genético convencional da bananeira visando a geração de híbridos resistentes e com boas características comerciais.
Segundo o pesquisador Sebastião Oliveira e Silva, a implantação desse programa foi possível devido às variedades de banana do tipo Prata produzirem sementes quando cruzadas com variedades diplóides (formas não comestíveis). O programa de melhoramento, que foi iniciado em 1982, gerou vários híbridos, sendo que alguns deles já foram selecionados por sua características superiores, notadamente produtividade e resistência às principais doenças.
Assim, híbridos de banana Prata como a Pacovan Ken (resistente ao mal-do-Panamá e às Sigatokas-amarela e negra), a Prata Graúda e a Fhia 18, (resistentes à Sigatoka-negra) foram desenvolvidos e recomendados pela Embrapa.
Seguindo esta mesma linha de pesquisa, no próximo ano será recomendado um híbrido tipo Maçã tolerante ao mal-do-Panamá. “A situação da bananicultura brasileira não está ameaçada, mas nem tudo está resolvido. A pesquisa é dinâmica e a busca por novas variedades com características superiores que atendam às exigências do mercado consumidor deve continuar”, explica o pesquisador Sebastião Silva”

2:16 AM |
Luciano |
Nenhum comentário
Badulaques da China




1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.