Eu estou num ponto que não aguento mais comprar uma lâmpada de farol a cada 6 meses. Não que a minha moto tenha problema no sistema elétrico, ao contrário já verifiquei tudo, esta tudo em ordem, sem mal contato, e o regulador de tensão esta funcionado corretamente e não entrega tensão acima do especificado para a lâmpada.
O que acontece é que tem três coisas que contribuem para esse torra-torra de lâmpada:
– Obrigatoriedade de motos circularem com o farol acesso, caso contrario multa e pontos na carteira.
– A esmagadora maioria das lâmpadas a venda na praça são de fabricação chinesa e de qualidade duvidosa. As lâmpadas de qualidade custam caro e é difícil de achar.
– Moto é o lugar onde fica o farol é ingrato, recebe todo o tipo de vibração.
Pra exemplificar o segundo item, uma lâmpada “genérica” custa pra arrebentar R$8,00, e uma de qualidade (philips, osram, sadokin) custa de R$30,00 pra cima. Como custa mais caro as lojas não compram, porque a grande maioria dos motociclistas é pão duro.
No meu caso ainda tem outros fatores envolvidos, como uma guerra para deixar o farol da XLX250 minimamente usável, porque o que vem nela é uma verdadeira piada, uma lanterna de leds ilumina muito mais do que aquele farol R-I-D-I-C-Ú-L-O-! O caso envolveu troca de bloco ótico, modificação na instalação elétrica pra suportar uma lâmpada mais forte, etc.
Alias não sei porque motos trail de 250 cilindradas pra baixo tem um projeto de farol R-I-D-I-C-Ú-L-O-! O que vejo de amigos que tem a NXR 150 Bros, XTZ125, Tornado ou seja tudo moto relativamente novas e todos sem exceção reclamam que o farol é uma porcaria.
O fato é que hoje eu uso lâmpada “H4” de 55/60W ai sim o farol fica usável. Com isso eu posso usar lâmpada automotiva. Assim fica menos complicado achar uma lâmpada decente.
Mas ter que andar com o farol sempre aceso, haja lâmpada! Por isso estou procurando uma solução para a lâmpada de estacionamento que a xlx tem no farol, uma lâmpada (ou led) de potência maior que a lampadinha mixuruca de 3W que vem lá, pra usar de dia no lugar do farol, com luminosidade e intensidade suficiente pra ser visto e a policia encrencar com o farol desligado.
Bom hoje eu tive que morrer de novo em uma lâmpada, mas de saco cheio de comprar lâmpada vagabunda fui atras de philips ou osram, achei a osram cool blue a R$30,00 em um atacado de auto-peças aqui na cidade, é aquela ali em cima.
A melhoria no farol foi de uns 50% em comparação com a lâmpada antiga que já tinha dado uma bela diferença para a lâmpada ridícula original.
E essa aqui do outro lado é a porcaria da lâmpada chinesa de R$8,00 que não dura 6 meses. Claro que estou procurando essa solução exemplificada acima pois não estou a fim de ficar torrando uma lâmpada de R$30,00 só porque eu tenho que andar iluminado durante do dia, por causa de uma lei tosca.
Apenas para constar, a Osram Cool Blue continua na XLX250 até hoje. Se estivesse usando lampada xing-ling, acho que já tinha trocado uma 15 lampadas. Ou seja, valeu a pena os R$30,00 pagos a 7 anos atrás na Osram Cool Blue.
Então, você que cai aqui pelo Google, aprenda: O barato sai caro.
Comentários de Luciano: 479
Percebi que ainda tem ela… é irmã da minha.
Estou pensando em modificar o bloco ótico original da minha também, pois de fato é fraco demais.
Outra coincidência é que gosto das TEP em 2M e de escutar banda de 6m.
Grande abraço
Comentários de The Radio772: 5
Sim, como comentei no post anterior onde você perguntou, anda tenho a XLX250R ainda.
Uma coisa que comentei no texto acima e hoje já tinha resolvido também é o caso da lâmpada de estacionamento (parking). Consegui algumas lâmpadas de base esmagada de 15W, e então troquei o soquete original baioneta por do tipo base esmagada e coloquei essa lâmpada de 15W.
Durante o dia, ando com o farol desligado e somente a lâmpada de estacionamento ligada. É forte o suficiente pra que seja notado que tem uma moto vindo e não é tão gastão quanto a H4 de 55W.
E legal que gosa das TEP e de 6 metros.. também e radioamador? Se sim, conheça meu site de radioamador:
https://www.py2bbs.qsl.br
Comentários de Luciano: 479