quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Em Outubro de 2024 o grande amigo Rodrigo (pakéquis) comprou uma caixa com 16kg de componentes, peças, etc no ferro-velho. Ele separou um tanto de coisas por uns 3 meses e cansou. E numa visita a Santa Rita do Sapucaí (Fevereiro de 2025), ele me deu o “restante” uns 14kg. :-o

Então resolvi aplicar meu método de separação nesses 14kg e desmembrar tudo o que tem nessa caixa. Contando o tempo corrido, devo ter gasto uns 20 dias pra separar tudo. Claro que foi feito em doses homeopáticas de 1/2 a até 2 dias.

Meu método se separação para grandes quantidades de coisas misturadas é assim: Coloco todo o material num recipientes (A), retiro pequenas amostras, geralmente o que cabe na palma da mão, tiro o que interessa e passo o “rejeito” para um segundo recipiente (B). O material que foi separado vai pra um recipiente C. Repito esse processo até todo material de A estar em B.

Em C acaba por ficar um a cinco tipos de material que num segundo passo é feita a separação completa.

A vantagem de pegar pequena quantidade pra separar, é que dá menos fadiga visual, pois são poucos itens pra olhar e prestar atenção. 8-)

Na segunda separação completa como geralmente pego itens muito diferente um do outro, exemplo transistor e conector. Se torna bem rápido de separar, coisa de minutos.

A primeira coisa que retirei por completo da caixa, foram os parafusos. Eles apareceram aqui nesta postagem sobre parafusos: Indo ao Shopping Center – 20

São os últimos parafusos da postagem. Os parafusos foram separados inicialmente retirando tudo que tinha a ver com parafuso. Então foi porcas, espaçadores, arruela, etc. E a segunda separação é classificando todo o material individualmente.

Saiu muita, mas MUITA coisa dessa caixa. Senta que o post é longo e tem muuuuuuitas fotos. A ordem das fotos é mais ou menos a que separei. Eu também não iria registrar a separação dos 14kg, mas achei interessante dado aleatoriedade e grande quantidade de material.

1) Parafusos

Não cheguei a pesar, mas chuto por volta de uns 2kg de parafusos e relacionados.

2) Conectores Molex KK

Deu pra encher o gaveteiro! Saíram muitos de 3, 4 e 5 pinos, tanto o macho quanto o fêmea.

3) Soquetes PLCC de 32 pinos e SOJ de 40 pinos.

Deu pra encher a repartição da gaveta também.

4) Fusíveis de 4A com terminal

Curiosamente só tinha esse tipo e dessa corrente, 4A.

5) Transistores.

Saiu uma pequena, mas não desprezível quantidade de FET MPF102 :$: , transistores BF199 :money: e uma quantidade enorme de BC547. :mrgreen:

6) Soquetes DIP estampado.

 

De 14 pinos, tem aproximadamente 100 soquetes.

7) Soquetes pino torneado

Não veio um quantidade absurda, e curiosamente não tinha de 8, 18 e 40 pinos. :crazy:

8) Eprom

Creio que tinha mais, o Rodrigo de ter pego um pouco pra ele. Mas também sem problemas, tenho uma caixa cheia delas. Os 3 CIs PLCC a esquerda, são algo relacionado a modem ADL e o outro monte de PLCC são EPROM OTP, 27C1024. Essas 27C1024 já estão gravadas, então é lixo.

9) FET, Reguladores e sei lá…

Pelo que olhei a maioria é IRFL24N, mas sei que tem uns diodos duplo, regulador e mais algumas coisas.

Estão praticamente todos sujos de fluxo/resina de solda e fica impossível de ver o que está anotado, ainda mais com essa droga de gravação a laser. :furious:

Foi necessário lavar tudo com álcool para dissolver o fluxo/resina de solda.

Ai tem praticamente um licor de breu! :sarcastic: Essa foto dos transistores me  lembrou essa imagem de uma revista saber eletrônica:

Saco grande, IRLZ24N, saco do meio IRLZ34N, saco da direita diodo fast duplo.

No organizador, gatos pingados perdidos no meio, regulador de tensão, transistor bipolar, SCR e Triac.

10) Conector JST ZH 1.5

Muitos, mas muitos mesmo.

11) Baterias CR2032.

Uma pena… :-/  todas com zero volts, provavelmente ficaram com os terminais em curto por causa dos terminais dos componentes. Lixo.

12) Barrinha de pino dourado e conector modul 10 pinos (5×2)

Tem barrinha de tudo que é jeito ai, e também a difícil e cara barrinha de passo de 2mm e uns conectores tipo IDC de passo de 2mm duas linhas. E um saco cheio de conector modul 5×2.

Esses modul 5×2 tem terminais com fios cortados rente, deve ter sido algum equipamento que teve retrabalho no chicote e cortaram todos os conectores. Dá pra reaproveitar o conector, só retirar os terminais usados. :D

13) Conectores DB9, DB25 e Centronics

Saiu um pouco, mas sei que tinha muitos, ainda bem que o Rodrigo pegou a maioria pra um projeto de uma placa de prototipo com vários conectores. Pois se viesse um monte, não sei o que eu faria com isso. Os DB8 até tem uso aqui, mas o resto, difícil.

14) Conectores mini-din duplo, jack p3 triplo e conector NEMA

Mais conectores usados em placa de PC…

 

15) Diodo zener e diodo retificador

Uma quantidade absurda de zener 4V7 x 0,5W :wacko: , os dois primeiros saquinhos, o terceiro 1N4007 e o ultimo 1N5408.

16) Fio cabinho, rabichos

O primeiro saco são uns rabichos com uma chave tact na ponta e fita de dupla-face, o quarto saquinho é um tipo de presilha plástica que fixa com dois parafusos. E o ultimo são alojamentos pra conector faston.

O resto é fio com algum tipo de conector, o saquinho somente com fios, são pedaços cortados em pré-forma, que era usado pra fazer jumper ou cabinhos.

17) Espaguete termo retrátil, flat colorido, borracha de teclado e anilhas numeradas

Os flat e espaguete, também tudo em pré-forma. Essas borrachas de teclado, sã0 pra 4 contatos e as anilhas tem uns 3 tamanhos diferentes.

18) Microcontrolador PIC13F629

Saiu uma régua e meia! o_O Contados, 84 micros bom. Pois saíram no total 89 mas 5 deles não prestaram. Eles estavam todos gravados e sujos de fluxo de solda, deve ter sido alguma placa que precisou de upgrade de firmaware e trocaram os pics todos por ser mais fácil. Testei todos no gravador de PIC.

Esses PIC viram um produtinho que eu fabrico e vendo. Placa de bip para PX!

19) Barrinha de pino torneado e barrinha soquete torneado

Uma boa quantidade, que até encheu a repartição da gavetinha.

20) Rede resistiva SIP

Saiu um pouco, mas basicamente de dois valores, 1K2 e 4K7, já estão tudo misturadas com o que já tinha ai na gaveta.

21) Capacitores

Tinha bastante capacitor. Principalmente eletrolítico, pois de inicio eu separei os pretos (epcos) classifiquei e coloquei no gaveteiro, esses não tem mais como fotografar.

Sobrou só os cerâmicos, poliéster, tântalo e os eletrolíticos coloridos.

22) Sensor PIR e Sensor ótico

Só de sensor PIR ai tem por volta de 1,5kg!!! E esses sensores óticos também veio um monte.

Pra quem não sabe, sensor PIR é usando naqueles sensores de alarme que detecta movimento.

O que fazer com esse tanto de sensor PIR?

23) Conectores PCMC3 e Mini-fit e alguns pinos diversos

O PCMC3 também é chamado de KK de 3.96mm e o Mini-fit é usado em placas de PC.

24) Bobinas, Indutores

Bobinas e indutores de diversos tipos, desde SMD até algumas do tipo toroidal. Veio também alguns transformadores de fonte chaveada. Aquele treco amarelo na parte direita inferior, é uma bateria de 3,6V NiCD.

25) Resistores de fio, jumper com aba e chaves

Todos esses resistores são iguais, do mesmo valor, 0,1R x 5W, o jumper é aquele com aba e as poucas chaves que vieram são de teclado, essa chave foi o motivo que levou o Rodrigo a comprar a caixa, que ele utilizou pra montar um teclado. E uma solitária chave H-H 110/220V

26) Resistores

São muitos, ainda vai um tempo pra separar tudo, pois tem que separar primeiro por tipo, metal filme e carbono. Depois entre cada tipos, separar por potencia. Metal filme, 1W, 2W e 5W e carbono CR20, CR25 e CR50.

E por fim separar por valor. Eu costumo separar inicialmente pela cor da faixa multiplicadora (3ª faixa), pra depois separar cada valor. Dessa forma é mais fácil porque você acaba apenas com 12 valores pra separar ao invés da grade toda. A série E12 tem 97 valores se contar de 0,1R a 10M. Imagine separar os possíveis 97 valores de uma vez só.

Os resistores talvez saia um post especifico detalhando esse método de separação.

27) Componentes SMD

De tudo um pouco. Tem micro-controlador, serie TTL 74, amplificadores operacional, regulador de tensão, ci’s pwm de fonte, cis especificos como um LS124o que é um CI de campainha de telefone. Ah.. o intruso amarelo ai no fim são varistores.

28) HIN232

Uma grande quantidade de HIN232, que é um clone do famoso MAX232. O problema é que esse CI meio que está em desuso, pois quem ainda usa porta serial? Acho que vou tentar vender isso no mercado livre, vai que algum doido compra.

29) CI’s diversos e aleatórios.

Diversos CI’s muito específicos. Tudo com os terminais amarrotados, mas é possível desentortar.

Um exemplo, essas duas FPGA, a primeira dá uma ideia de como estão os pinos dos CIs SMD, a segunda é a que passou pela “funilaria”.

Como da pra ver, é possível desentortar, mas só vale a pena pra CI’s úteis e caros, como essas FPGA.

30) Coisas diversas e aleatórias

O que sobrou sem uma classificação especifica, ai tem umas chapinhas que a empresa devia usar como alguma presilha pra algum gabarito de montagem, um pacote de uma presilha de aço que suspeito ser de núcleo de ferrite, uns pinos com rosca que não tenho idéia do que servia, alguns blocos de acrilico e plastico bem grosos,

Suporte “torpedinho” pra placa de circuito impresso, separadores, borrachas de régua de componentes, arruela de fibra, uma antena de wi-fi e uma garra jacaré.

Isso foi realmente a “rapa do tacho”. O que restou de identificável e possivelmente reaproveitável de alguma forma.

E o que restou é somente o lixo, coisas inúteis, papeis, plásticos, terminais aparados de componentes, etc.

Esse foi o resultado da separação e classificação dos 14kg. Concluída é ver o que vai pro gaveteiro e o que vai pro estoque.

Comecei a separação em junho e terminei em novembro. Mas como disse no inicio do post se for juntada as horas que usei em cada dia que mexi na caixa, não deve ter passado de uns 20 dias.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.