Pelo menos rádios que não são aqui da cidade, já que aqui só tem essas desgraças de franquias de rádios que só tocam “lixo” (na minha opinião, por favor! Se gosta, que bom pra você). A unicas duas rádios FM locais comerciais (excluo as comunitárias que são todas ligadas a igrejas…) a antiga Mirante FM (92,1MHz) virou a desgraceira da Mix FM . E ainda tem e resiste a anos a Jovem Pan (95,9MHz).
Em outras cidades ao redor ainda temos outras coisas ainda mais intragáveis como Nativa e Transamérica (que já foi uma rádio decente).
Na vizinhança, só salva a Impressa FM (102,1MHz) de Vargem Grande do Sul e Libertas FM (99,5MHz) de Poços de Caldas.
Mais longe disso podemos considerar DX e precisa de antena externa.
Dai… lembra que a uns tempos atrás eu comentei dos meus MaxSom? Que tinha comprado um STM-300 e dei um belo de um “tapa” no meu velhinho M-501? E ainda do post “Quem guarda tem“? E que também da minha finada antena de 7 elemento não sobrou nem parafuso?
Bom… dai fui procurar antena pra comprar, e para a minha surpresa, NINGUÉM tem mais pra vender aqui na cidade, antena para FM!!! Dai a solução foi começar a olhar nos ferr0-velhos e também pedi para um amigo que é antenista que se algum cliente dele fosse descartar uma antena de FM, que ele me desse a antena.
E… no sábado passado, eis que sou presenteado com isto:
Claro que ai ela já esta toda limpinha e instalada em casa. Note abaixo dela o bom e velho booster LB. Acima é uma antena de UHF para TV.
A antena não é bem a que eu queira, mas já é melhor do que nada. E o que me surpreendeu é do fato de ser uma antena da Aquario e estar em muito bom estado, pelo visto é uma antena que foi instalada a pouco tempo. Eu até ganhei uma de 7 elementos de um outro amigo, mas essa vai exigir uma reforma maior pra poder usar.
E… o bom e velho MaxSom STM-300 mandando brasa na 101,5MHz:
Sim, isso que esta em cima do MaxSom são fita de rolo. Eu tenho um gravador de rolo, um Akai 4000DS – MKII que comprei a uns 15 anos lá na Sta Ifigênia. Outro dia eu falo dele.
Além das fitas, a fonte do booster LB-6 para FM. O que eu gosto desses boosters antigos. O fato de serem muito bem construídos, preverem os filtros de passa-banda para que não ocorram intermodulações com sinais fortes oriundos de outros serviços. Posso varrer a faixa toda de FM que só ouço emissoras de FM, nada de lixo de sinais de TV, ou batimentos de uma emissora em cima da outra.
Tente fazer o mesmo com um desses boosters novos de caixa plástica, que são banda-larga. (servem pra VHF, FM e UHF ao mesmo tempo)
A titulo de curiosidade, quando fiz a manutenção no booster, eu levantei seu esquema. Reproduzo abaixo.
Se interessar, pode fazer o download de uma copia do esquema em PDF clicando aqui.
Qual a emissora de Fm mais distante você conseguiu sintonizar, qual a distância em kilometros ? Será que não dava para projetar uma antena, e se livrar de encontrar uma antena comercial?
Saudações.
Comentário de AnalogicoAteMorrer: 1
Oia… o rendimento da anteninha surpreende. A primeira vista ninguém dá nada pra ela, mas ela tem um truque bem interessante pra ter um bom rendimento com apenas 4 elementos. Ela alimenta o primeiro diretor em contra-fase, aumentando a relação frente-costas. O mais longe que eu consegui ouvir, mas sem ficar pesquisando foram rádios de Campinas, a uns 130KM daqui. Se eu conseguir me esquivar dos espalhamentos das rádios locais mais forte, eu tenho certeza que consigo ouvir (como já ouvia no passado) as FM de São Paulo.
Até da pra projetar uma antena, só que… eu quis optar pela lei do menor esforço eheheh. Projetar a antena é fácil, o problema é comprar o material, tubo de alumínio tá pela hora da morte por aqui.
Comentários de Luciano: 479
Olá gostei desse Maxsom STM-300 estava pensando em adquirir um voce acha que vale a pena? Pretendo liga-lo em um IBRAPE AS3100 que montei quando adolescente e que ficou encostado anos… lembro que o Ibrape está com um ronco no canal que não sei o que é… voce teria alguma sugestão?
Parabéns pelo site
Comentários de jotha: 2
Olha, se achar em um preço decente e souber conviver com as limitações de um equipamento simples e de sintonia analógica, manda ver! Vale a pena sim.
Um equipamento antigo desses vale mais pelas lembranças do que pelo que ele efetivamente faz. Eu gosto, me trás boas lembranças.
Quanto ao seu Ibrape, antes de qualquer coisa eu faria uma troca de todos os capacitores eletrolítico e botava a placa dele no sol por um ou dois dias pra tirar qualquer vestígio de umidade.
Comentários de Luciano: 479
Agradeço sua dica… também me traz boas lembranças… achei um Maxsom por R$ 280. Tó pensando ainda. Hoje abri o Ibrape… achei o manual de montagem… está muito empoeirado dentro… muito nostálgico tem uns diodos BY126 na fonte e uns capacitores da siemens com terminais… vou seguir sua sugestão.
Abraços.
Comentários de jotha: 2
Hummmm agora tá explicado, encontrei um “booster” desses, e quando abri e não encontrei um transístor fiquei chateado… É apenas a fonte.
Comentários de Ronny Nascimento Lucas: 3