Faz um tempo que eu não falo das idas ao “shopping center” né? Vamos falar um pouquinho. O fato é que não tenho achado nada assim de muuuuito interessante, mas as vezes pintam algumas coisas.
Numa visita que fiz no final de outubro no sucateiro sem querer deparei com algo que eu não via a muito tempo… uma pequena TV de 12″ P&B da telefunken (modelo 12B5100, Chassi CH-806) com seletor de canais a tambor. Claro… os olhos brilharam e comprei. Dei uma olhada nela e tem um defeito na fonte. A TV em si funciona, pois ela também pode ser ligada a bateria, e ligando ela em 12V, funciona. O problema mesmo é na fonte que pega os 127V e rebaixa pra 12V.
Tudo poderia ser mais simples se fosse uma fonte com transformador, mas… complicaram e fizeram uma fonte pra lá de esquisita do tipo rabo quente. O duro que não achei o esquema dela na internet… Preciso dar uma olhada nos meus velhos esquemários da Eltec e ver se por acaso não tem, mas… duvido muito. Mas fica o pedido, se por acaso alguém tiver o esquema dessa TV e poder me fornecer, eu agradeceria.
Mas qual é a idéia dessa pequena TV? Bem… usar com um telejogo Philco que eu ganhei de um cliente a muito tempo atrás. Alias a história dele é bem interessante… qualquer hora eu conto.
Em outras visitas, andei trazendo algumas placas de circuito impresso com componentes interessantes, as abaixo. Ai tem: Uma placa de telefone sem fio intelbras, placa de um aparelho de som philips e duas placas de CATV.
Do telefone sem fio de interessante imediato sai 3 diodos varicap, cristal de 10.240MHz e o filtro cerâmico de 455kHz. Aproveita-se também o trimmer, bobinas de FI, relé, chaves, regulador de tensão, etc. Da placa do philips 2 diodos varicap BB112 (que custa caro por sinal), trimers de 3pF, bobinas, filtros ceramicos e o cristal de 7.200MHz que por sinal eu estava quase arrancando os cabelos pra conseguir um pra montar um projeto aqui.
Já das placas de CATV, saem algumas coisas bem interessantes de RF… MMIC, diodos PIN, varicaps, núcleos de ferrite binocular minusculos e aquele módulo amplificador de RF azul da ultima placa.
Sucata é uma coisa bem rica, basta saber o que aproveita-se.
Pô Luciano, se tivesse perguntado no grupo sobre o cristal de 7200, eu tenho alguns por aqui.
Comentários de Picco: 15
ahahah… legal, mas não precisa Picco. Esse ai caiu no colo e saiu de graça no ferro-velho.
Comentários de Luciano: 479