Postagens para o marcador ‘Crash’

   terça-feira, 18 de novembro de 2025

A ciência de foguete, por trás de um simples… maçarico!



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Se alguém achar que um simples maçarico é coisa simples, eu também pensava assim. Mas o trem é tão foda, que mais parece ciência de foguete! o_O

Tenho esse maçarico caneta a muito tempo, estava esquecido dentro de uma caixa de ferramentas e quem me lembrou dele foi de novo, meu grande amigo Fernando…

Se não me falha a memória ele foi comprado na década de 1990 naquelas barraquinhas de camelô que infestavam o viaduto Santa Ifigênia. Alias comprei muita coisa ali. Esse maçarico, uma serra circular Bosch, um Walkam Aiwa TX676, um jogo de chaves combinada e mais algumas coisas que nem me lembro mais.

Esse maçarico estava parado por dois motivos, vazamentos diversos e que eu tenho um outro similar com comprei no “finado” Deal Extreme. Finado porque agora só tem quinquilharia por lá, essas coisas de ferramentas ficou uma merda :shit: por lá.

Mas voltado ao maçarico caneta. Ele tinha um vazamento complicado na junção da tampa onde tem a válvula de recarga, que fica no fundo dele e um vazamento perigoso no registro do gás, que é a parte de latão recartilhada, basta girar pra abrir o gás.

O vazamento da tampa resolvi de uma forma digamos, genial. Desmontei o registro e apliquei um fio de uma cola bem líquida em cima da junção e fiz vácuo, puxando a cola de fora pra dentro na trinca. Essa  parte foi resolvida com maestria.

Restava o vazamento do registro, o grande problema é o anel oring que faz a vedação, o anel original dele ressecou faz tempo e eu substitui por um novo, que é um pouco mais fino que o original. Ai que residiu o principal problema de vazamento. Mas isso resolvi dando uma dez voltas de fita veda rosca, que é finíssima e de teflon na sede do anel oring, ai ele entrou com bastante pressão e parou o vazamento.

Porém ele tem um segundo anel menor ainda que é o que veda o registro (o equivalente da borrachinha de uma torneira). Resolvi tentar fazer uma pequena arruela de calço, em PET para aumentar a pressão da borracha. Esse foi o problema. Deve ter ficado alguma pequena rebarba ou farelo de PET que foi empurrado pra dentro do queimador e entupiu o finíssimo giclê do queimador. :censored:

Desentupir esse giclê foi o grande problema. Não sabia que ele era feito de… plástico! E quando tentei desentupir, arrombei ele! :shit:

Fazer um novo giclê foi o grande desafio, tem que ter um finíssimo (e bota fino nisso) furo e muito alinhado e centralizado na boca do queimador.

Um desenho simplificado do queimador é esse abaixo. A parte na cor mostarda seria o giclê e o pixel verde no centro dele é o finíssimo furo do giclê. A parte azul escuro é o queimador (bastante simplificado), a parte vermelha no centro é o canal do queimador. O risco cinza no centro é a fina coluna de gás que tem que sair sob pressão, bem alinhada com o canal e fina o bastante pra passar sem muito atrito nas bordas do canal. Esse arrasto da coluna de gás, arrasta o ar pelas entradas demonstradas pelas setas azul claro e mistura esse ar dentro do canal do queimador. O resultado da queima é a clássica chama azul de alta temperatura.

Se o furo do giclê for muito grande, o gás bate nas paredes do canal e até no funil que tem no fundo do queimador e provoca turbulências e não arrasta o ar através das entradas, ou seja vira uma bagunça. O resultado e chama amarela e que solta fuligem.

O novo giclê fiz com uma pequena arruela cortada de uma lata de alumínio com um vazador. Fazer o furo foi o desafio. A broca mais fina que tenho aqui, de 0,2mm é GROSSA! :-z

Precisei afiar uma agulha de costura até a ponta dela ter apenas “algumas moléculas” de aço. Depois de umas 20 tentativas de fazer esse furo, a única que deu certo foi apoiar a chapa de alumínio em cima de uma placa de ferro e pressionar a agulha até ela fazer apenas a marca do furo e encostar aponta na chapa de metal. Só assim saiu um furo fino o suficiente.

Olha as diversas tentativas, o tanto de furo que ficou na lata e ao lado da agulha tem duas das diversas tentativas.

O segundo desafio é deixar esse furo alinhado, no prumo, e muito bem centralizado com o queimador. Se ele fica torto ou fora de centro, o queimador não funciona.

Depois de muita briga, o resultado é esse, uma fina chama com uma queima excelente.



   quinta-feira, 31 de julho de 2025

Desfazendo uma CAGADA.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

A um tempo fiz uma CAGADA em rádio meu, um Yaesu VX-3. :censored: O acidente aconteceu na bancada por causa daquele maldito suporte (antigo) de ferro de solda da Ceteisa que usa uma mola.

Esse suporte é perfeito para desastres, pois fica extremamente quente por causa do calor transferido pelo ferro de solda e não tem nenhum tipo de proteção pra que nada encoste ali. :confused:

Um certo dia estava fazendo manutenção eu uma repetidora de radioamador e estava utilizando o Yaesu VX-3 para os testes, e em um dado momento o coloquei sobre a bancada e ele escorregou pra perto do suporte do ferro de solda e eu não percebi.

Quando senti o cheio de plástico derretido, já era tarde, a merda já estava feita. :furious:

Dá pra ver até o perfil dos gomos da mola ali.

Fiquei putíssimo na hora, tanto que o suporte da Ceteisa finalmente foi pro lixo. Foi pro ferro-velho. E passei a usar uma versão melhorada do suporte da AFR que eu fiz. Que tem muito mais proteção conta esse tipo de acidente.

Esse não foi o primeiro desastre com esse suporte, já houve outros. Tenho um dos meus multímetros Yu-Fong que tem a impressão digital desse suporte em sua carcaça. :/

Mas o Yaesu VX-3 foi a última.

De inicio tente conseguir uma carcaça de sucata. Até apareceu uma em um grupo de sucatas, mas perdi o tempo de comprar, alguém chegou na frente.

Mas com eu digo:

Dei meu jeitinho de restaurar a carcaça do Yaesu VX-3.

Usei a técnica de fazer enxerto de plástico derretido para preencher as falhas e depois lixar/limar tudo até ficar  da forma original.

Depois de pronto, só sabendo que houve o acidente pra notar que houve o reparo no lugar. 8-)

Esse não foi o primeiro reparo desse tipo que eu fiz, alias já fiz muitos reparo desse tipo.

 



   segunda-feira, 26 de maio de 2025

Postado por engano.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O post sobre a adaptação da mandíbula no alicate foi publicado por engano. :furious: Ele ainda está em rascunho, eu sempre vou anotando as coisas num post rascunho conforme vou fazendo alguma coisa que será publicada aqui. Ainda tem muita coisa pra colocar no texto, como medidas.

Mas devo ter apertado algum atalho que publicou o texto incompleto. Ainda falta chegar uma maletinha que comprei na shopee pra continuar o projeto. 8-)

Em breve o post completo será publicado.



   sábado, 17 de maio de 2025

Brazuela.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Se alguém ainda não acredita que estamos (re)vivendo uma ditadura, provas não faltam. Olha uma amostra grátis do “great firewal” ai.

É pouco… tem mais. :o)

Tão lembrados dos bloqueios do Twitter X?

Do WhatsApp?

Caaaalma que piora! X-P

Como disse um humorista uma certa vez, governo é que nem herpes, sempre volta. :censored:



   quinta-feira, 10 de abril de 2025

Ventilador, 40 dias depois.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

Tem uma nuvem negra :rain: passando por aqui, mas espero que logo ela dissipe. Foram só prejuízos materiais, mas isso eu corro atrás. Mas lembra desse ventilador aqui?

Domingo passado (ou seja a 4 dias) liguei apenas a lâmpada dele e puf, piscou e apagou. Morreu X-P completamente. Fiquei puto. Tirei ele do lugar, coloquei uma lâmpada led comum e deixei pra lá. Ontem resolvi desmontar ele e olhar se tinha jeito.

Tirei a base fora e soldei um cabo de força direto na placa para fazer as medições. Pra minha surpresa, ela funcionou! :-o

Então o problema está em outro local, só pode ser na base E27. Meço a continuidade e um dos fios está interrompido. Dou uma mexida e encontro mal contato no fio que é prensado na base da rosca E27. 8|

Como resolver essa porcaria? Removi a rosca E27 com um alicate universal, descasquei um pedaço maior do fio e fiz ele passar pra fora da rosca E27.

Agora é só empurrar a rosca E27 de volta até o local e fazer o que as lâmpadas incandescentes faziam, o fio era soldado na rosca.

Uma gotinha de solda e pronto, não dá mais mal contato. Tomo a liberdade de usar a frase toda do meu amigo César.

A economia porca de uma gota de solda faz uma pessoa comum jogar o ventilador inteiro no lixo por causa de um mal contato besta. :furious:



   quarta-feira, 12 de março de 2025

O dia que “meti o louco” no Ingress.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Quem talvez não conheça, Ingress é um jogo de estratégia da Niantic. Onde duas facções jogam uma conta a outra, tomando portais e fazendo campos em cima do mapa real. Tem mais coisas pra fazer nesse jogo, mas o básico do básico é isso. Esse campos são feito interligado três portais, formando um triangulo.

A merda é que quando qualquer das duas facções faz um campo, te bloqueia de jogar. E enquanto esse campo durar todos que estão dentro dele, se lascam.

O jogo infelizmente não permite um jeito de você atacar remotamente os portais que formam o triangulo pra quebrar o campo, você depende da BOA VONTADE de outro jogador lá da localidade o faça. Também tem a possibilidade do portal cair de “velhice”. Pois pra subir um portal você deve adicionar energia nele e essa energia vai se esvaindo com o passar do tempo… ou com ataque ao portal.

Porem o jogo tem um método que permite o jogador remotamente de qualquer parte do planeta recarregar e manter a energia do portal cheia. Basta ter uma chave do portal! Você pode adicionar energia nele! Mas como falei, não tem um jeito de remotamente atacar o portal! Um tanto injusto né?

Uma certa vez ai quando eu ainda jogava Ingress, um campo desse ficou levantado por semanas sobre uma GRANDE região aqui, inclusive sobre minha cidade, impedindo todos de jogarem.

Me emputeci :censored: tanto com a situação que meti o louco, instalei um fake gps, criei uma conta (com um nome bem sugestivo) e fui lá no lugar fazer o serviço sujo. O local era essa tal de “Capela São Francisco”. Uma capelinha rural em algum lugar afastado de Pouso Alegre – MG. Esse “fui lá” refere-se a ter apontado o fake gps para a localização.

Uma coisa que creio que existe só aqui no BR no Ingress são os jogadores que assumiram o papel de fiscal da empresa. No jogo existe um sistema de chat, que permite os jogadores tóxicos fazerem atitudes minimamente questionáveis. Uma delas é te chamar pra conversar fora do chat, no Telegram, e muitas vezes, quase sempre, querem “provas” de que você esteve no local pra não te denunciarem. E olha que nas regras do jogo não existe nada disso. A própria comunidade (brasileira) é que inventou isso.

Outra coisa que funciona até que relativamente “bem demais” no Ingress é o canal de denuncias, onde basta alguns jogadores denunciarem alguma atitude que vai contra as regras do jogo e conseguem até que facilmente banir uma conta.

Esse foi o motivo que criei uma conta do zero e meti o louco. Se fosse banida, ok, ela já tinha cumprido seu papel. Mas antes de tudo, despejei toda minha raiva no chat.

Até onde sei, enquanto ainda jogava a coisa de um ano atrás, a conta ainda estava viva, então ainda deve estar viva. Não fizeram nada ou não conseguiram nada com ela. Mas só sei que nenhum dos “fiscais” que infestam o jogo e inclusive um deles ajudou a criar esse campo nunca falou nada, fiquei por algumas semanas de olho no chat ver se tinha alguma resposta e nada. :sarcastic:



   sábado, 1 de março de 2025

Os dias que o Lisarb”para”



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...

E chegamos novamente ao 6 dias perdidos, onde o Brasil digo Lisarb para, literalmente “PARA”.

É época da festa pagã do bunda-lêlê, não se fala em outra coisa, até parece que só existe isso acontecendo.

Esse inferno vai até quarta-feira meio-dia quando a ficha finalmente “cai” que as contas chegam no fim do mês e não vem com plumas e paetês. O dólar dispara e a bolsa cai, tudo porque o desgoverno achando que ninguém ia perceber a mazela que ele fez.

O jeito é como sempre ficar em casa e cuidar da vida, desligar a TV, o rádio e esperar a quarta-feira. Pois…

Repartições Públicas
Praças esportivas
Unidades de Básicas de Saúde
Escolas, Creches
Bancos
Poupa Tempo

E varias lojas que emendam o “feriado”. Tá tudo fechado. :o)



   quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Feeds bugado.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

O sistema de feed do blog estava bugado a algum tempo e eu não sabia, se não fosse um leitor (o Daniel Placido) avisar, sei lá quando eu descobriria.

Pelo que testei, está funcionando certinho agora. Inclusive o feed para comentários.



   domingo, 31 de dezembro de 2023

Eu devia estar surpreso.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Mas pensando bem, não estou.

https://revistaforum.com.br/brasil/2023/12/30/revelao-polmica-do-motoboy-galo-ex-entregador-do-ifood-divide-opinies-viraliza-151408.html

Tem o link pro post original  no X na reportagem, mas se sumir, print é eterno.

Por mais que essa declaração me espante, me espanta mais ainda que tenha mais gente que defenda essa atitude.

Foi o próprio presidiário descondenado que disse que o cara ROUBA um celular só pra poder tomar uma cervejinha.

Então os 50.9% que o apoia, certamente não se importam em simplesmente ROUBAR o pedido de mais de 500 reais do “Burguês safado” que fez o pedido via ifood.

Só porque ele é um desgraçado e não teve sucesso na vida, mas quem o teve por méritos próprios (ok, nem sempre) não pode gastar seu dinheiro do jeito que quer, ele tem que ser socializado.

É pra foder o barro.

Tem um dito popular que diz que o caráter vem do berço. E eu acredito nisso.





 



   quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Calma que piora!



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...

Recebi essa imagem ontem e concordo em todos os aspectos.

Até o dia 31 de dezembro de 2022, tudo o que comprávamos fora do Brasil estava chegando até mais rápidos que as coisas compradas aqui, cheguei a receber pacotes com 7 dias corridos!

Mas ai um bando de idiotas resolveu que o PT é bom, tá ai o resultado. Já temos greve dos auditores da receita fuderal, e estão fodendo com os cidadões com atrasos. Some a isso que a petralhada achou que era bom socar o impostinho do fazuele direto nas compras abaixo de 50 dólares, e vieram com:

– Ainnnn, agora quem paga o imposto direto no carrinho o pacote entra por um “canal verde” e chega mais rápido, afinal o imposto já está pago.

Me engana que eu gosto! :censored:

Tá ai, esta compra já está com 28 dias corridos, e correndo. Um dia chega. :furious:

A long time ago, lá no passado do outro des-governo petralha, uma certa vez comprei pelo Ebay umas válvulas olho mágico de um vendedor russo. O pacote levou nada mais nada menos que 7, sim SETE MESES para ser entregue! (*o)

Ah, mas foi só uma vez? Nananinanão… relembrando:

Correios, para de atrapalhar minha vida!

Isso ai de cima, é post de 2017.

Mas calma que piora, tá só no começo, ainda tem mais 3 anos.

 



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.