Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   domingo, 25 de maio de 2025

Adaptando uma mandíbula em um alicate de crimpar.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Desde um longínquo tempo eu queria um alicate pra crimpar termina Molex KK e Modul, só que eram caaaaaros. :$: Mas ai vieram os chineses e o preço chegou num patamar civilizado. Eu tinha comprado um alicate LS-03A no mercado livre com uma mandíbula que parecia ser suficiente pra fazer os Molex KK. Mas quando chegou aqui, ficava muito folgado, principalmente pra fio. :sneaky:

Ele é bom pra terminal Faston e alguns um pouco menores, mas nada perto do pequeno molex KK.

A um tempo atrás achei a venda na Cinestec, um par de mandíbulas que eram específicos pra Molex KK, Modul e Mini-fit. Não era baratinho, mas me parecia a solução pro problema. :-))

A questão é que eu já tinha comprado um monte de outros tipos de mandíbulas pro LS-03A na China. E não estava achando nem um pouco interessante comprar um OUTRO alicate só pra usar com Molex KK.

A primeira da foto é a original do LS-03A, serve pra Faston, a segunda é pra terminal tubular, a terceira e quarta é pra cabo coaxial e a quinta é pra terminal Faston Bandeira totalmente isolado. Ainda falta a pra terminal pré isolado.

Então que fazer? :sarcastic:

Então eu faço um par de adaptadores pra encaixar essas mandíbulas no LS-03A oras bolas. 8-)

Primeira coisa foi comprar as mandíbulas, fiz isso já faz um tempão, e nem me lembrava que já tinha comprado, até estava pensando em fazer um pedido na Cinestec e comprar! Foi lembrar que já tinha comprado quando fui guardar as de terminal bandeira e precisei dar uma arrumada na gaveta que estava bagunçada. Ai encontrei o parte de mandíbulas pra Molex KK. :-z

O que precisa é uma chapinha em U pra engrossar a parte de fixação da mandíbula. Na parte A bastou uma chapa de 1mm e problema resolvido. :D

Na parte B o problema foi mais complicado, pois como elas eram pra um alicate bem menor que o LS-03A, seria preciso levantar a mandíbula. Então além do enchimento na parte de fixação, seria preciso um calço. (:)

Então o furo da parte B não daria mais pra ser usado, o jeito foi transformar em um rasgo.

O segundo perfil U, mas esse com chapa bem mais grossa, usei uma chapa de 3,6mm

Ela precisou ser mais grossa, pois precisava fazer um degrau pra encaixar e apoiar no corpo do alicate. Esse rebaixo foi feito a parte mais grosseira com a esmerilhadeira e o ajuste fino com uma lima chata agulha. 8-)

Isso vai funcionar dessa forma, o perfil U adaptador apoia no corpo do alicate e a mandíbula apoia na parte extra do perfil U que serve para deixa-lo na altura correta. :-))

O resultado, dois perfis U.

Montado no alicate ficou assim

E o resultado é esse.

Alguém pode me dizer, mas não era mais fácil comprar outro alicate? Mais fácil era, mas eu já disse, não queria mais um alicate. Um só que faça tudo é mais do que suficiente. E dinheiro não tá dando em arvores. :money:

Pra guardar isso tudo, encontrei essa maleta na Shopee. Com uma pequena modificação serviu certinho! :ninja:



   quinta-feira, 22 de maio de 2025

Indo ao “shopping center” – 20



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Numa rápida visita ao shopping center onde fui procurar um pedaço de perfil metálico de batente de portão (e não achei), acabei encontrando um saco cheio de parafusos todos misturados, em sua maioria do tipo “chipboard” muito usado pelos marceneiros. Tinha um tanto de prego misturados também.

Suspeito que isso era a “varrição” de alguma marcenaria, pois tinha muito pó e lascas de madeira. :-))

Ai nesse pote já faltava um pouco que já havia separado, que é o que está nos copinhos plásticos abaixo. Tinha quase 1Kg e isso tudo custou apenas R$1.50. Pois falei pro dono do ferro-velho, não pago muito mais do que o preço que vocês pagam se eu trouxesse isso aqui pra vender. :sarcastic:

Copinhos plásticos são de 100ml e separa-se por tamanho. Os parafusos muito enferrujados ou espanados descartei, os pregos como pode ver também estavam bem enferrujados, mas não descartei.

Tudo separado e ensacado, só falta etiquetar com as medidas. Tem uma boa grana em parafusos ai se for comprar! Um kit da vonder com 700 parafusos, na data deste post custava R$160,00. :$:

Os pregos como estavam enferrujados e já recuperei pregos uma outra vez, fiz a mesma coisa, 100ml de vinagre, 300ml de água e deixe de molho por cerca de 6 horas.

Adeus ferrugem, fica limpinho! Dai tem que lavar muito bem pra tirar o vinagre e secar IMEDIATAMENTE, pois do jeito que eles saem do banho enferrujam em coisa de minutos por estarem molhados. Seque e lambuze tudo de óleo. Utilizei óleo Singer.

Agora só decidir se separo também por tamanho ou se guardo assim. É só colocar em um saco ziplock e pronto. Não enferruja mais.

No inicio do ano, ganhei do Pakéquis o que sobrou daquela caixa de 16Kg de componentes que ele comprou num ferro-velho por lá. Ele retirou o que interessava e me deu a “sobra” foi uns 13 ou 14Kg ainda! :-o Já reduzi ela a uns 4Kg. :-o*

Saiu bastante parafusos dessa caixa também.

Tinha bastante espaçador  misturado, separei tudo em casa numa tarde de domingo.

Novamente tudo separado e devidamente ensacado, pronto pra ser usado.

O que pra muitos é lixo, pra outros é tesouro, se dedicado um tempo e capricho. (wub)



   sábado, 17 de maio de 2025

Brazuela.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Se alguém ainda não acredita que estamos (re)vivendo uma ditadura, provas não faltam. Olha uma amostra grátis do “great firewal” ai.

É pouco… tem mais. :o)

Tão lembrados dos bloqueios do Twitter X?

Do WhatsApp?

Caaaalma que piora! X-P

Como disse um humorista uma certa vez, governo é que nem herpes, sempre volta. :censored:



   quarta-feira, 7 de maio de 2025

Obras na oficina.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Haviam 4 coisas que precisava fazer para pode concretar, fazer o contra-piso da calçada.

A primeira delas era instalar um tubo de 100mm para escoar a água de chuvas da parte interna pra rua, pra isso eu precisaria  abrir um buraco em uma viga de concreto do alicerce do muro. Essa parte fiz já faz um bom tempinho, foi pouco depois que reformei o compressor de ar, pois utilizei um martelete pneumático pra fazer o serviço. Essa parte não fiz fotos da obra. Mas o que precisava era fazer essa saida aqui.

A segunda, era fazer a segunda floreira e o cercadinho da arvore da calçada. A primeira floreira eu tinha feito a titulo de testes a muito tempo e ficou ok, bem do jeito que eu queria. Essa é a floreira antiga.

E essa é a nova.

E esse é o cercadinho para a arvore.

A terceira era fazer o rebaixo no sarjeta para a entrada da garagem. Um marretinha de 2kG e tudo resolvido.

A quarta e ultima era instalar a lixeira que já havia construído a praticamente 10 anos.

Com isso já posso planejar o concreto do contra-piso. Pois a idéia é depois assentar pedra miracema na calçada toda.



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.