Quinta-feira comprei um cabo de força comum para equipamentos eletrônicos. Só que na pressa nem me atentei em verificar o cabo.
Bom, quando fui usar o cabo ontem, ao plugar o equipamento que montei na tomada a surpresa, não funcionou! Depois de conferir o óbvio, fui notar que o problema era justamente o cabo de força!!
Só uma nota, logo na hora que fui soldar o cabo na chave liga/desliga do equipamento, já percebi que o troço não era boa coisa, pois a quantidade de fios de cobre(?!?!?) eram ridículas no fio do cabo.
Mas voltado ao problema, após verificar com atenção vi que ele não estava encaixando firmemente a tomada.
Depois de tirar o cabo e verificar, vi que o troço (pra não chamar mas de cabo) é um lixão importado sabe-se lá de onde. Veja as fotos, comparando com um cabo de força de boa procedência:
Pontos observados:
– Visível economia de plástico (pvc) no corpo do plug (foto 1)
– A distancia dos pinos é menor que o padronizado.
– O diâmetro dos pinos é mais fino que o padrão (pra não falar daquele pedacinho isolante nos pinos, se bem que se não me engano isso ai é norma de segurança)
– A quantidade irrisória de fios no cabo. O material nem parece ser cobre, parece mais uma liga de ferro com cobre.
Depois acontecem panes elétricas e princípios de incêndio e ninguém sabe porque.
SUX!
Segunda-feira eu vou voltar na loja, “ajustar os graves do amplificador” (a tradução para isso é falando grosso, quem diz isso ai é um amigo meu) e mostrar o cabo que me venderam e um cabo decente. Quero só ver a resposta do vendedor… alias eu já até imagino a resposta, só quero confirmar.
A coisa que eu mais odeio nos plugs do padrão “novo” é justamente a parte de plástico dos pinos, que fica entre a parte metálica e o corpo do plug, justamente porque a quase totalidade das tomadas só dá o contato elétrico nessa parte do pino onde está o plástico e não na ponta, obrigando a deixar o plug frouxo para poder ligar (e isso as vezes pode fazer as pessoas pensarem que o aparelho está com defeito quanto na verdade é o tipo de plug imposto pelo governo é que não presta).
Comentários de Guilherme: 7