Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

Postagens para o marcador ‘D.I.Y.’

   quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Recuperando uma maquina de portão



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Mais uma da série: Do lixo ao Luxo. 8-)

Depois de ter recuperado da sucata uma placa de portão, agora a vez foi da maquina de portão. Uma antiga máquina da marca Portal, que até onde sei não é mais fabricada. O CNPJ hoje pertence a PPA. Seria a PPA a própria PPA a antiga Portal renomeada?

Bem, o fato que depois de recuperar a placa, fiquei pensando na maquina. Já tem tempos que eu estava de olho nos “Shopping Center” (ferro-velho) pra ver se encontrava uma maquina recuperavel. O fato que não achei nada!

Ai resolvi perguntar para os amigos. E meu amigo Fernando me conseguiu com um amigo dele essa máquina usada a módicos R$80.00

Essa maquina foi fabricada em 09/1991! Pelo visto nunca deu problema, tudo nela estava original.

Olha o estado que estava:

Feia né? Bem, desmonta-se tudo pra verificar o estado interno da caixa de redução, o estado do motor e dos rolamentos. Da pra ver na foto acima que tinha algo quebrado. Era o suporte do antigo sistema de fim de curso, com uma rosca e microswitch. Mas esse sistema não é grande coisa, vou utilizar o sistema com reedswitch e imãs. Melhor e mais preciso. :tooth:

A única coisa que não prestava eram os rolamentos. O maior estava totalmente travado e o menor fazendo muito barulho. Dois rolamentos novos e pronto. E nem foi de primeira linha, como o uso é curto e esporádico, não precisa usar rolamentos de primeira linha ai. :good:

Lavei todas peças com água raz pra limpar toda a graxa velha, sujeira de óleo, poeira, etc. Tudo colocado pra escorrer a sujeira em cima de um jornal e dai foi pro banho com água sob pressão.

A chapinha de alumínio lá da primeira foto, que estava toda torta, suja depois de um talento ficou assim:

Peças lavadas, caixa de redução toda montada enquanto esperava a tinta secar, pois pintei toda a carcaça externa do motor. O capacitor de partida saiu de um motor pifado de tanquinho e esse sindal veio de alguma outra sucata. Sei lá do que era.

Tudo montado, testado e pronto pra ser utilizado. Por enquanto vai ficar guardado junto com a placa.

Como a grana tá curta, esse portão vai sair em “parcelas”. Vou comprar o resto do material aos poucos. Os próximos devem ser a cremalheira e rodinhas do portão. Curiosamente o portão está saindo “de trás pra frente”. .:lol:.

Pro fim vai ficar as ferragens. No fim está sendo interessante comprar os itens menores que é mais fácil de guardar e ocupa pouco espaço e deixar pro fim as parte maiores e que requerem ser usadas rapidamente, a ferragem por exemplo pode enferrujar se ficar muito tempo parada sem pintura.



   sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Recuperando uma placa de portão eletrônico.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

A alguns dias ganhei uma caixa de sucata de um amigo e no meio da tranqueira veio uma placa de portão eletrônico da Peccinin.

Achei a placa curiosa porque ela tinha duas mini-contatoras, coisa que não é comum de ver em placas de portão, geralmente são só pequenos relés.

É uma CP4030 da Peccinin. O defeito? Fonte estourada por raio! :rain:

Ela já estava sem o CI da fonte (TNY275), sem o opto-acoplador (PC817), sem o termistor NTC e o varistor (360V).

O capacitor de filtro de 10uF x 400V estava estufado.

Troquei essas peças, tinha tudo aqui no estoque, e quando liguei pela primeira vem na lâmpada série, achei estranho pois deu um pequeno brilho na lâmpada, até pensei, tá meio exagerado pro consumo mínimo que essa placa deve ter em espera.

Assim que liguei ela direto no 220V, deu um estouro tão grande que rachou o termistor NTC e chegou a derrubar o disjuntor de 25A da bancada! A ponte retificadora que eu não tinha conferido estava com alguma fuga, e quando mandei 220V direto nela, entrou em curto e fez o estrago. *~O

Troquei a ponte e o termistor NTC de novo e pronto, ai funcionou tudo certinho. Comprei um controle remoto pra ela, testei e tudo 100%. Vou utilizar pra automatizar o portão de garagem da oficina que preciso construir urgentemente!



   quarta-feira, 29 de março de 2023

Murphy ataca quando você mexe em tudo.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Em 2018 postei aqui no blog uma receita de bolo de como configurei uma Router Board Mikrotik pra distribuir minha internet na oficina.

O fato que semana passada resolvi fazer um grande upgrade na rede aqui para aproveitar melhor os 100Mbit da fibra ótica, ligar o PC em Gigabit na ONU (Optical Network Unit), etc.

Para isso eu já tinha aqui uma RB750GL que ganhei de um amigo, um roteador Wi-Fi Greatek 1200AC que também é Gigabit além de ser dual-band, 2.4GHz e 5.8GHz e uma RB952. Falarei sobre eles em um próximo post.

Era terça-feira, 21 quando resolvi a noite modificar toda a rede, reconfigurar a velha RB433UAH, inserir a RB750GL e o Greatek 1200AC na rede. Gastei cerca de 1:30 pra fazer tudo, manobrar cabos e deixar tudo funcionado.

No dia seguinte por volta das 4 da tarde aconteceu algo muito estranho. Inicialmente percebi que o Telegram não conectava. Depois descobri que alguns sites não abria, um dos jornais locais, o site do techmundo, mercado livre e o site do Bradesco. :wacko:

Nisso pensei logo de cara se não teria feito alguma caca na configuração das Mikrotik, cabeamento, etc. Sei que gastei cerca de meia hora procurando algum gato nas configurações, quando me lembrei de fazer o óbvio, conectar a ONU diretamente ao PC, tirando toda a rede da jogada e ver se resolvia ou não.

Claro que não resolveu, o problema era no provedor de fibra ótica. :censored: Como já passara da hora que o suporte do provedor atende, tive que deixar pra contactá-los no dia seguinte. Logo apos o almoço entrei em contato com o suporte e expliquei em detalhes o que acontecia e procurei deixar claro que não era um leigo em rede e internet falando.

A pessoa que me atendeu pediu para aguardar, coisa que demorou uns 3 minutos e na volta pediu que eu testasse se havia resolvido. Refiz o teste e nada. Mas lembrei-me de uma coisa, que depois que mexem do lado de lá, pode ser necessário reiniciar a ONU para que as configurações surtam efeito. Nisso pedi que o atendente aguardasse que eu reiniciaria a ONU. Feito isso tudo voltou ao normal. Agradeci e encerrei a chamada.

A lição que fica. Murphy vai atacar quando você faz um grande alteração em alguma coisa. Estive a ponto de resetar as Mikrotik e voltar a configuração e estrutura anterior por um problema que não era meu! Por sorte me lembrei de ligar a ONU direto no PC e fazer o teste limpo.

Ah! Uma coisa que precisei fazer foi prender uma tira de papel branco em frente os leds, porque o brilho e pisca-pisca estavam incomodando. (lol)



   quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Os projetos da discórdia!



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Uma coisa que muita gente não entende, é quando a gente faz alguma coisa é por algum motivos simples:

  1. Pelo prazer de fazer
  2. Por não ter para comprar
  3. Por não atender o que precisa
  4. Porque eu quero fazer

Bem, eu precisava de duas réguas de tomadas aqui pra casos bem, muito bem específicos.

O primeiro deles era pra ligar na nova bancada da oficina pequenos instrumentos que, não usam tomadas com aterramento e consomem um miséria. Ligar coisas do tipo, frequencímetro, gerador de funções, wattímetro digital, coisas assim.

Usar um filtro de linha padrão 3 pinos, principalmente os padrão Nema 5-15, pra quem não sabe, aquelas tomadas que usavam antes de nos enfiarem goela abaixo o pino jabuticaba de 3 pinos, o que eram usados principalmente em informática, estava fora que questão, um desperdício completo já que não precisava do pino de aterramento.

Usar então uma gambiarrinha com adaptadores do tipo T também estava fora. Então o jeito foi fazer uma reguinha pequena no jeito que me atendia. Esta aqui:

Pra usar onde? Com falei, no nicho da bancada onde ficam os instrumentos. Isso tudo pra ligar 5 instrumentos de baixíssimo consumo.

Está sobrando uma tomada vaga ai porque olhe o pino ao lado direito sem conectar, é um multímetro digital de bancada de um curso de eletrônica antigo, que preciso consertar, então não liguei pra não aumentar os problemas dele.

Do que isso foi feito? Uma caixinha reaproveitada de um reator eletrônico de lampada fluorescente, as tomadas eu tinha na gaveta aqui, com comprei a muito tempo do Deal Extreme, o cabo com o plugue saiu de uma sucata de TV.

Qual o custo disso? Só as tomadas, que eu já tinha comprado a muito tempo e só estava empoeirando na gaveta. O resto tudo é tudo reciclagem e foi cerca de meia-hora pra cortar a caixinha e montar tudo.

O segundo caso é o o meu PC. Como estou pra modificar toda a rede ethernet aqui da oficina, vai ser uma dança de roteadores, tudo pra passar meu PC para uma ethernet Gigabit e ligar um roteador Wi-Fi Gigabit e dual band (2.4GHz e 5.8GHz).

Nesse caso vou precisar de 7 tomadas, todas com pino de aterramento. Mas tem o problema do consumo! Como tudo vai ser ligando em uma única tomada Nema 5-15 na parede, precisa ser uma régua REFORÇADA!

Todas réguas que eu tenho aqui a maior delas tem 5 tomadas, ia faltar duas. Sem falar que ela são fraquinhas no quesito corrente. O cabinho de força delas é de 1,5mm² no melhor dos casos.

Qual a solução? Vamos fazer uma que serve no meu caso. Essa abaixo:

O que usei nisso? A “caixa” é um retalho de um condutor de calha retangular de chapa galvanizada que catei numa caçamba de entulho onde peguei uns retalhos de chapa galvanizada, era de um casa em construção onde o calheiro tinha acabado de fazer o serviço dele.

O bloco de tomada foram retirados a muito tempo de duas sucatas de “estabilizador de tensão” que desmontei pra reaproveitar o que dava. O interruptor nem lembro de onde saiu, estava na gaveta de chaves. É aquele do tipo disjuntor que desarma de exceder o limite de corrente dele.

O cabo é um pedaço de 1,2 metros, de um cabo  PP trifásico de 2,5mm² que saiu da limpeza da oficina de um amigo que trabalha com telefonia (saiu muito mais coisas!). E a tomada Nema 5-15 ganhei de um outro amigo, era de algum aparelho hospitalar que foi trocado pelo padrão jabuticaba. 8x

Novamente, custo zero. Foi só o tralho de cerca de 90 minutos pra cortar o condutor de calha, transformar ele em uma caixinha, e soldar todos os fios e montar.

Agora a “piada”. Dois amigos que enviei as fotos da primeira régua, só faltaram me crucificar em praça pública dizendo que “não compensa fazer isso em casa”. Que era mais barato comprar pronto. X-P

Comprar pronto se eu achasse algo nos moldes que eu queria. Mas ai ia ter que desembolsar dinheiro.

Do jeito que fiz, saiu tudo de graça! 8-)

E me atendeu em 100%

Edit: Só pra lembrar, eu quero que se fuêda a nbr1436 e o tridente do capeta.



   sábado, 3 de setembro de 2022

Se não existe um caminho



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Eu faço um!

Quem se lembra destas lapiseiras? Era muito comum nos anos 1980 e 1990. Hoje, virou item de otáriolecionador.

Tinha esta preta aqui, promocional da Bosch que perdi a tampinha com a borracha. Ficou anos, e bota anos guardada e perdida em uma gaveta aqui. Essa semana que passou, fazendo uma limpa nessa gaveta encontrei ela.

Então resolvi dar uma nova tampinha pra ela.

A partir de um pedaço de plástico retirado de uma sucata que foi pra reciclagem:

Um pouco de trabalho de cola, lima e improvisando na furadeira de bancada como um torno, saiu uma tampinha novinha.

Cortei uma borracha com um vazador do mesmo diâmetro do furo e pronto. Se não falar que foi feito em casa, não da pra dizer que original ou uma cópia.

 



   quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Indo ao “shopping center” – 19



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Vocês estavam com saudades das visitas aos “shopping center”? :D Então vamos lá. Essa semana visitei um “?shopping”em uma cidade vizinha aqui, um amigo aqui que já tinha visitado ele, me contou algumas coisas que ele encontrou lá e me chamou pra uma visita.

E foi uma festa! Vamos aos achados/recuperados:

Achei estes sistemas de lampadas de emergência autônomos, bem interessantes, você o instala na sua calha com lampada fluorescente já existente, com uma bateria NiCD de 6V x 7Ah (veio junto). Enquanto tem energia, o sistema fica desligado e carrega a bateria e chaveia a lampada para o reator que já existe e ela funciona normalmente. Se acaba a energia o sistema entra em funcionamento e a lampada fica ligada usando o inversor.

Já instalei um deles na calha de fluorescentes que fica sobre a bancada. Ficou uma belezinha!

Também peguei este trequinho aqui:

Pelo em entendi isso é usado em automação, e serve pra conectar um ponto remoto a outro usando Wi-Fi. Tem algumas coisas como porta RS-485, terminal serial, uma a porta I/O digital. Mas o mais legal é que ele funciona também como um AP! E o radio dele usa uma placa mini-pci da Ubiquiti de 400mW em 2.4GHz. Será promovido a roteador de Wi-Fi aqui na oficina, pois uso o velho DLink DIR300 com o DDWRT, mas o bicho é ruim de sinal, lá no quintal o sinal Wi-Fi falha na garagem.

Outra coisa foram esses conversores de mídia:

Eles são usado pra converter Ethernet via cabo para link fibra ótica dual ( cabo é RX e outro TX). Não sei o que vou fazer com isso ainda. Talvez tentar vender pra alguém que precise. Ou se ninguém quiser, quem sabe reaproveitar as caixinhas.

Encontrei também alguns componentes eletrônicos:

Um saquinho com leds azuis (eca!) de 10mm. Tem uns 4o leds mais ou menos ai.

E mais estas pecinhas:

Terminais Faston, essas lampadas Neon NE-2 verdes que por sinal são difíceis de achar pra comprar e esses 3 capacitores de 18000uF x 35V saíram de uma placa sucata que não tinha mais nada de interessante ou aproveitável.



   sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Revirando as catacumbas.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Até o cheirinho disso aqui é uma nostalgia. (wub)

Mais detalhes do que é, no final de semana, se eu conseguir terminar de montar. O circuito é praticamente isso, mas o que falta é a caixinha de madeira. :-))

Quem for muito observador e talvez conhecer o circuito, já vai matar de primeira. }:D



   terça-feira, 3 de agosto de 2021

Recuperando uma chave catraca reversível



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tenho um jogo de soquetes que comprei quando tinha lá meus 15 ou 16 anos (isso foi lá por volta de 1990). Um jogo que era trazido de contrabando do Paraguai.

Olha só a relíquia! A história de compra desse jogo foi até engraçada. Lembro-me que vi esse jogo de soquetes com um amigo mecânico, ele me disse que jogo era até que bom pra serviço mediano. Ai perguntei onde ele tinha comprado ele me falou que alguém (provavelmente um muambeiro) trouxe pra ele do Paraguai.

Passado algum tempo fiquei sabendo através de um outro amigo que ele tinha comprado um igual em uma loja de material elétrico aqui na cidade. Sim, material elétrico! Quando perguntei qual era a loja foi a surpresa que era de um amigo também. Amigo esse que infelizmente já é falecido. Fui até a loja dele e perguntei se tinha o tal jogo de soquetes.

Ele me chamou pro fundo da loja e falou que tinha. Ai pedi um e ele me vendeu. Ai vem a parte engraçada. Ele embrulhou a caixa que vinha o jogo em jornal e botou em uma sacola e me disse:

– Se alguém te perguntar, onde comprou não diga que foi aqui!

Achei aquilo muito estranho mas não questionei e fui pra casa, todo alegre de ter comprado esse jogo de soquetes.

Mas, nada é eterno! A algumas semanas fui usar a catraca pra soltar alguma porca, No que peguei a catraca e fui simplesmente mudar o sentido de rotação dela, o knob seletor simplesmente caiu no chão. O pino dele quebrou em diversas partes!

Deixei a catraca quebrada guardada por um tempo e semana passada resolvi ver se tinha salvação. Desmontei tudo e vi que tinha perdido o pino de aço que está marcado. O pino, achei um do mesmo diâmetro na lata de sucata. Era um pouco maior, cortei e pronto.

Restava  o botão seletor.

Na mesma lata de sucatas, achei alguns tubinhos de antena telescópica de radio de pilha. Achei um tubo que tinha o diâmetro exato do eixo.

Cortei um pedaço do tamanho correto, e enfiei sob pressão no que estou do eixo. E enchi de cola epóxi (Araldite 24 horas). Fiz o furo lateral que aloja a mola e pronto.

Foi montar e de volta a vida! 8-)



   sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Indo ao “shopping center” – 18



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Não foi bem uma visita ao shopping center, mas sim algumas “inspeção de caçamba”. Mas me apareceram com essa imagem e lembrei que tinha algumas coisas pra postar aqui.

Um vizinho aqui da oficina jogou na caçamba de entulho esse ventilador/climatizador.

Qual era o defeito? Na porta traseira por onde acessa o reservatório de água e a tela que faz a evaporação existe uma pequena chave que desliga o climatizador, para que os idiotas não enfiem o dedão no ventilador girando…

Que eu fiz? A chave era meio alienígena. Simplesmente dei um bypass na chave e pronto. Tá funcionando maravilhosamente bem!

Observe que tem duas caixas de som a direita do climatizador. Essas caixas também vieram de uma caçamba. Eram de algum 3 em 1 CCE dos mais vagabundos. Problema das caixas? Só o “pé” que estava esfarelando, como vou usa-las pendurada na parece, removi os restos do pé e pronto.

Uns tempos depois em outra inspeção de caçamba, achei estes dois alto-falantes:

Problemas? O estúpido que os guardou, deve ter colocado um em cima do outro, e o peso (e atração magnética) amarrotou o cone do que ficou embaixo. Os amarrotados ficaram moles e decentralizava o falante. Fiz um “endurecimento” do papel com cola de cianoacrilato, uma demão de tinta latex pra melhorar a aparência e pronto. Como vai pra dentro da caixa de som, o tecido ortofonico da tela frontal esconde praticamente tudo, não vai dar pra ver nem a cor azul escuro.

E como alto-falante é pra ouvir e não pra ver… está perfeito!

Tive que fazer uma pequena “adaptação” na caixa pra caber o falante novo e maior.

Comparando o alto-falante original (e safado) das caixas da CCE com esses novos:

As caixas ficaram top! Vou usar no “kit” multimídia do PC. :tooth:

Os comentários do blog ainda estão com pau, não tive tempo/saco pra consertar.

O sistema de comentários foi consertado.



   domingo, 19 de abril de 2020

Economizando.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Tenho uma cafeteira Dolce Gusto que ganhei de uma amiga a muito tempo, que ia jogar fora. Essa cafeteira deu problema lá na mão dela, foi pra duas “assistência ténica” e não resolveram o problema e até perderam peças!

O defeito original dela era não acionar a bomba, ou seja não passava o café. Em uma das assistência, alguém desmontou a bomba ulka e perdeu a esfera de cerâmica da bomba. E uma das duas ainda conseguiu sumir com a tampa do reservatório e a grelha do porta copo.

E qual era o defeito original? O reed-switch que tem na gaveta do porta cápsula bichado. Troquei o reed-switch a época, consegui uma tampa original com um amigo, e me faltava a grelha.

Bom… passa ai uns 3 ou 4 anos e eu usando ela sem a grelha mesmo. Tinha o inconveniente de ter que segurar a caneca. Ai uma semana atrás ganhei umas grelhas de ventoinha de um amigo.

Ai você pega uma grelha dessas, passa perto da cafeteira e… tem uma visão!

Mas parece que vai dar certinho! É só cortar um pedacinho aqui e outro ali, uma entortadinha.

E não é que entrou, encaixa e acerta todos os pontos de apoio? Deu certinho!

Como entrou com uma certa pressão, não vai cair mesmo virando a peça de cabeça pra baixo. Bora passar um café?

Ah! Eu sei que os comentários do blog estão com pau, não consegui descobrir a causa ainda! Já tenho problemas com os comentários faz tempo, suspeito de corrupção no banco de dados, mas as ferramentas do MySQL não acham nada de errado.



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.