Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Recuperando uma maquina de portão



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Mais uma da série: Do lixo ao Luxo. 8-)

Depois de ter recuperado da sucata uma placa de portão, agora a vez foi da maquina de portão. Uma antiga máquina da marca Portal, que até onde sei não é mais fabricada. O CNPJ hoje pertence a PPA. Seria a PPA a própria PPA a antiga Portal renomeada?

Bem, o fato que depois de recuperar a placa, fiquei pensando na maquina. Já tem tempos que eu estava de olho nos “Shopping Center” (ferro-velho) pra ver se encontrava uma maquina recuperavel. O fato que não achei nada!

Ai resolvi perguntar para os amigos. E meu amigo Fernando me conseguiu com um amigo dele essa máquina usada a módicos R$80.00

Essa maquina foi fabricada em 09/1991! Pelo visto nunca deu problema, tudo nela estava original.

Olha o estado que estava:

Feia né? Bem, desmonta-se tudo pra verificar o estado interno da caixa de redução, o estado do motor e dos rolamentos. Da pra ver na foto acima que tinha algo quebrado. Era o suporte do antigo sistema de fim de curso, com uma rosca e microswitch. Mas esse sistema não é grande coisa, vou utilizar o sistema com reedswitch e imãs. Melhor e mais preciso. :tooth:

A única coisa que não prestava eram os rolamentos. O maior estava totalmente travado e o menor fazendo muito barulho. Dois rolamentos novos e pronto. E nem foi de primeira linha, como o uso é curto e esporádico, não precisa usar rolamentos de primeira linha ai. :good:

Lavei todas peças com água raz pra limpar toda a graxa velha, sujeira de óleo, poeira, etc. Tudo colocado pra escorrer a sujeira em cima de um jornal e dai foi pro banho com água sob pressão.

A chapinha de alumínio lá da primeira foto, que estava toda torta, suja depois de um talento ficou assim:

Peças lavadas, caixa de redução toda montada enquanto esperava a tinta secar, pois pintei toda a carcaça externa do motor. O capacitor de partida saiu de um motor pifado de tanquinho e esse sindal veio de alguma outra sucata. Sei lá do que era.

Tudo montado, testado e pronto pra ser utilizado. Por enquanto vai ficar guardado junto com a placa.

Como a grana tá curta, esse portão vai sair em “parcelas”. Vou comprar o resto do material aos poucos. Os próximos devem ser a cremalheira e rodinhas do portão. Curiosamente o portão está saindo “de trás pra frente”. .:lol:.

Pro fim vai ficar as ferragens. No fim está sendo interessante comprar os itens menores que é mais fácil de guardar e ocupa pouco espaço e deixar pro fim as parte maiores e que requerem ser usadas rapidamente, a ferragem por exemplo pode enferrujar se ficar muito tempo parada sem pintura.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.