Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   domingo, 24 de março de 2024

Os tenis “Vibram Five Fingers”



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Já tem muito tempo que estou pra fazer esse post, pra ser mais exato já a mais de 10 anos.

Com eu conheci ou descobri o Vibram Five Fingers? Não lembro mais, mas acho que foi alguma foto aleatória na internet. Vi e achei interessante. O que assustou na época foi o preço e que só encontrava nos EUA.

O mais curioso é a reação das pessoas a esse tipo de calçado. Vai de nem percebe ou não fala nada até as pessoas que acham mais estranho. O fato que uma coisa que poucos percebem, mas as pessoas prestam muita atenção ao pés. Vai entender a natureza humana.

Quanto ao tênis/sapato/sapatilha/o nome que der, no inicio eu também estranhei um pouco o formato e a sensação da pisada, mas com coisa de poucos dias me acostumei, pois é literalmente como caminhar descalço, e o pé que geralmente não está acostumado a isso por causa de sapatos, tênis, estranha um pouco. Hoje uso pra todo lado e pouco me importo com as raras perguntas. É raro mas ainda aparece alguém que pergunta o que é, onde comprei, acha curioso, acha bacana, etc.

Ele ficou mais interessante ainda quando quebrei o tornozelo lá em 2011, principalmente porque após remover o gesso, o médico simplesmente me mandou pra casa, disse que nem era necessário fazer fisioterapia pra recuperar o movimento do tornozelo. Quem já ficou engessado alguma vez na vida sabe que você perde movimento e precisa fazer exercícios pra recuperar. E andar a pé e descalço era uma boa recomendação que foi me passada pelo fisioterapeuta que procurei particularmente.

Láááá em 2014 houve um processo contra a Vibram, sobre ela alegar os beneficios do calçado sem comprovação científica, por propaganda enganosa. Se é verdade, não sei, mas só sei que pra mim foi bom. Mal não fez.

Mas voltando ao assunto. Depois que acostuma e se principalmente gosta de andar descalço é meio que um caminho sem volta. Tanto que já estou no 4º par, e tenho mais três no estoque, sendo dois que comprei em liqüidações aqui no Brasil mesmo quando ainda encontrava a venda e um que comprei no inicio do ano no AliExpress.

O primeiro modelo que comprei foi um Vibram Surge Stone, esse da foto abaixo.  Por um erro de conversão de tamanho, acabei comprando um tamanho dois números maior do que eu calço. Nem preciso dizer que ficou folgado, mas usei ele até acabar. Literalmente!

Em alguns lugares, e até vendedores, podem dizer que “é bom comprar um pouco maior”. Mas eu aprendi com o erro acima que deve-se comprar no tamanho exato!

A Vibram tem uma coisa curiosa, eles não costumam manter os modelos, é como uma coleção anual, e vão trocando. Esse modelo acima, nunca mais fizeram outro parecido. Era interessante pelo fato do cano alto.

Depois dele foi um modelo KSO todo preto que comprei fora do Brasil, talvez pelo Ebay, não me lembro ao certo. Pelo tanto que durou e pelo acabamento, tenho certeza que era falsificado, alguma coisa pirateada por  chineses. :X:

Não durou tanto quanto o primeiro, possivelmente por causa de material de baixa qualidade. Essa foto é de um original que tive que achar na internet. Estes dois primeiros foram importados e nessa época o dólar estava em um patamar civilizado.

O terceiro foi um KSO Cinza original, que foi o primeiro que comprei aqui no Brasil. Esse usei até que a borracha começou a esfarelar, isso levou uns bons 3 anos. De novo foto catada na internet porque já foi pro lixo também e faz algum tempo

Chegamos no que estou acabando de usar, já está praticamente no fim da vida. Um Vibram Bikila Cinza e Vermelho. Pode ver que está beeeeem surrado.

De todos eles até agora o que mais gostei foi do Bikila, por ter um solado um pouco mais resistente e mais aderente. Não que os outros são ruins, longe disso. Mais pra baixo tem a foto do Bikila novo e como é a sola dele.

Tem esse aqui, da marca Aviator, que comprei no AliExpress, pouco antes do “imposto do amor”, tive a sorte de passar sem enroscar na alfandega e por conseqüência, sem imposto. O complicado de comprar ele hoje é que ele custa um pouco mais de 50 dólares, ai você compra um pra você e outro pro governo. :censored:

O Aviator é um pouco diferente. É um pouco mais rígido, solado um pouco mais grosso e usa couro sintético. Ele é bem mais “quente” que os Vibram que em geral são de Neoprene ou tecido do tipo Dry Fit. Mas mesmo assim não deixa de ser confortável.

Ele é muito parecido visualmente com o Vibram KSO Evo. Esse estou usando muito causalmente, por isso ainda considero que ele está no “estoque”.

E estes outros dois abaixo que estão no estoque, KSO Preto/Laranja e um Bikila Azul .

O Bikila Azul já usei umas 2 vezes, por isso a sola tá meio encardidinha. :-P

Estes dois e o Bikila Vermelho que já está acabando vieram de uma liqüidação de uma loja no mercado livre. Um deles até achei a nota da compra dentro da caixa, foram inacreditáveis R$120.00 em 2021. Dá pra entender porque comprei 3 pares, só não comprei mais porque não tinha mais meu tamanho e o dinheiro não dá em arvores. E também o medo da borracha se deteriorar por ficar muito tempo guardado. De fato estou sempre dando uma olhada nesses dois do estoque pra ver se está tudo em dia.

Se tiver curiosidade, procure no Ebay, Shopee ou AliExpress por Vibram Five Fingers, Sapato de Cinco dedos, Calçado de 5 dedos. As traduções dos chineses tem horas que você tem que ser mágico pra adivinhar o que o tradutor automático inventou. :tooth:

E você, que lê, o que achou. Já conhecia? Teria coragem de usar? Dá pra comprar hoje em dia, mas só importando. E com o valor que anda o Dólar, os originais da Vibram via Ebay estão IMPRATICÁVEIS! *~O O  que resta são os chineses. Porem se tiver condições de pegar logo de cara um Vibram original, recomendo.

Só aviso novamente, se usar e gostar é um caminho sem volta, dependendo da ocasião você acaba preferindo eles a um tênis normal. :-D



  Seguir comentários via RSS

One thought on “Os tenis “Vibram Five Fingers”

  1. Xavier disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 122.0.6261.119 - Android Android 9

    Há uns 10 anos vi, em uma loja em Campos dos Goytacazes, RJ,uma loja que tinha uns 3 modelos diferentes. Até me interessei, mas como não tinha a grana, deixei passar. Depois nunca mais vi vendendo. Bom saber agora onde encontrar.

    Comentários de Xavier: 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.