Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Feature DETESTÁVEL do gmail.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

(aham… tudo o que esta escrito aqui só se aplica se você recebe suas mensagens com um cliente de emial, ex. Thunderbird. Não funcionará se usar WebMail do gmail.)

O Gmail é ótimo, tem espaço pra caramba, é rápido, raríssimas vezes sai do ar, enfim no quesito estabilidade é 100%.

Porem eu só não gosto da forma que eles tratam a caixa postal, não é nada parecido com o email tradicional velho de guerra. A segunda maior estupidez do gmail na minha opinião era o ODIADO modo “conversação” que FELIZMENTE algum ser iluminado lá daquele lado viu que isso não era 100% adorado por todos.

Tem quem gosta, mas tem quem odeie. Eu faço parte dos que tem ódio do modo conversa do gmail. Tanto que logo que eles me possibilitaram de desligar a feature maldita, eu desliguei de todas minhas contas.

Porem resta a PRIMEIRA e mais odiada feature dos usuário que utilizam o gmail em  lista de discussão. A DETESTÁVEL arquivar minhas mensagens ou qualquer outro nome que deem a ela.

O gmail simplesmente não coloca no inbox (caixa de entrada) as mensagens que você envia para uma lista de discussão, e retorna para você, essas mensagens vão parar na pasta Enviados. E você fica a ver navios e nunca sabe se a mensagem efetivamente foi distribuída pela lista de discussão.

Até um ano atras eu conseguia dar a volta no gmail, enviando minhas mensagens por um servidor SMTP hospedado em um servidor que tenho conta, “forjava” o cabeçalho colocando o remetente como “fulando@gmail.com” mas a mensagem saia pelo SMTP domain.cicrano.com.

Tudo funcionava as mil maravilhas até o que o google implementou a feature que faz dns reverso no IP e verifica se o IP originário da mensagem é do domínio do email, no caso do domino do google. Assim sendo o meu velho esquema que usava a mais de 5 anos caiu por terra.

Depois de apanhar por uma semana, sem querer eu tropecei em uma singela configuração no gmail que foi a salvação da minha lavoura.

O que você precisa. Primeiro, é preciso deixar bem claro que isso SÓ VAI FUNCIONAR se você lê sua suas mensagens em um cliente de email (Thunderbird, por exemplo), não vai funcionar se você é usuário do WebMail. Se tem como fazer funcionar, eu não sei, o fato é que eu não uso o WebMail do google, não gosto, não uso e não gosto mesmo, prefiro um cliente local.

Você precisa ter DUAS contas do gmail para fazer a mutreta. Vamos dizer que seja:

conta1@gmail.com
conta2@gmail.com

A conta1 será a conta que vai assinar as listas de discussão, ou seja é a que recebe os emails das listas todas. A conta2 será uma conta que vai ser usada SOMENTE para o envio das mensagens.

No gmail da conta2, entre na tela abaixo e adicione o email da conta1 como email alternativo para envio. Não precisa seta-lo para default. Somente adicione o endereço conta1 e mais nada.


(clica que engrandalhece)

No email da conta1, não precisa mexer em nada no gmail. Pois esta conta será usada apenas para RECEBER as mensagens.

Agora o pulo do gato.

No seu cliente de email, adicione o SMTP de saída da conta2.


(clica que aumentelha)

Agora, como identidade padrão da conta, coloque os dados da conta1. POREM, nas contas para envio, você configura como esta na próxima abaixo, escolhe o SMTP da conta2 para o envio.


(clica que cresce)

O que acontece? Simples, você assina suas listas com o email conta1. Ao responder para as listas, usando o cliente de email, o cabeçalho todinho do email é montado como se fosse o da conta1 (remetente, nome, etc), MAAAASSSSSSS o envio será sempre feito pela conta2, a qual você adicionou o endereço da conta1 na lista dos permitidos!

Para o google estará tudo ok, porque? tanto a conta1 quando a conta2, pertencem ao domínio do gmail, logo o IP de DNS Reverso sempre vai apontar que elas pertencem ao google:

Pode ver ai em cima que para ele esta tudo bem, deu sfp=pass. Se voc6e tentar usar um SMTP que não seja do gmail para esta operação, no lugar de conta2, o spf dara fail ou false, pois a checagem reversa vai dizer que o IP não pertence aos domínios google.

Como você adicinou a conta1 como envio permitido na conta2, o smtp vai despachar a mensagem com o cabeçalho sendo conta1, massssss os campos X-UIDL e  Message-ID NÃO EXISTIRÃO dentro da conta1, que é justamente por eles que o gmail faz a filtragem para esconder as suas proprias mensagens enviadas para a lista de discussão. Como estes dois campos não existe na tabela de mensagens de saida, ele não move estas mensagens para a caixa itens enviados.

Ele considera a mensagem como se fosse de um OUTRO usuário e não o da própria conta, deu pra entender? 8-D

Bom… o pulo do gato é esse.

Não adianta me perguntar como você faz isso para o cliente de email xyz. Eu não conheço nada diferente do Thunderbird.

Ah… mas suas telas estão todas em inglês, e eu Thunderbird esta em português… Problema SEU, se vira pra traduzir, eu uso o Thunderbird em inglês. Se você esta apto a entender a maracutaia que eu fiz, certamente saberá como encontrar estas telas no seu cliente de email. ]:)

Então, mãos obra. Enquanto o gmail não reve esta sua politica estúpida, a gente quebra o galho desse jeito. o:-)



  Seguir comentários via RSS

3 thoughts on “Feature DETESTÁVEL do gmail.

  1. Marluce disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 8.0.552.237 - Windows Windows Vista

    Oi! Ótima dica!
    Mas o que eu detesto mesmo no GMail é não poder enviar arquivo executável
    Quando gero nova versão e tento mandar pro usuário ele não aceita nem zipando grrrr!
    Por isso ainda tenho o meu yahoo velho de guerra e uso o Gmail pra tudo mais
    Outra coisa que me irritava era não poder fazer ordenação, principalmente pra ver os emails ainda não lidos, mas aí
    eu descobri o is:unread e fiquei mais feliz :)
    Beijos!

    Comentários de Marluce: 11

    • Avatar photo Luciano disse:
      Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6.13 - Windows Windows 2000

      Pois é… tem vezes que eu acho que o povo lá do lado do gmail quer é fazer lavagem cerebral na gente. O gmail tem tanta bugiganga e tanta frescura… que que custa ter opção de deixar que a gente o deixe com a cara do velho webmail com cara quadrada? o:-)

      Comentários de Luciano: 479

  2. Ephexis disse:
    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5.11 - Windows Windows XP

    Eu uso o webmail do gmail, com os labels dele. Se vc criar a regra do filtro colocando o email da lista no campo “Para”, marcando assim esses emails com o label, suas mensagens aparecerão para vc mesmo dentro do label daquela lista. Mas até eu descobrir isso ficava com raiva tambem hehehe

    Comentários de Ephexis: 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.