Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   quarta-feira, 21 de junho de 2017

Caixa para encomendas correio.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Quem sempre usa o correio pra enviar as coisas sabe que comprar caixas deles não sai nada barato. Existem opções mais baratas, mas da pra fazer em casa a custo ínfimo. E como sempre vendo algumas coisas pelo Mercado Livre Lixo e acabo precisando de caixas.

Antigamente eu pegava caixinhas de fax-modem, fonte de pc e de processadores na loja de informática de um amigo e reaproveitava virando-as do avesso. O problema é que… caixa de fax-modem e placa de vídeo, praticamente sumiram, já que praticamente ninguém mais usa modem e placa de vídeo virou coisa de nicho. Caixa de fonte ainda até tem, mas como se monta muito pouco desktop hoje, não sobra muita. E caixa de processadores, as boas eram até as que vinham os Semprom dentro, dai pra frente as caixas ficaram muito pequenas e não alcançam a media mínima aceita pelos correios. :-/

Nisso comecei a reaproveitar caixas maiores, mas tinha que recortar, fazer gambiarras pra poder usar. Depois de pensar um pouco e ter papelão a vontade (tem um supermercado aqui perto) bolei um jeito de fazer uma caixinha de tamanho 18 x 14 x 4,5cm que dá e sobra pras coisas que vendo, usando um mínimo de cortes no papelão. :D

Tudo parte de uma placa de papelão com 45 x 23cm. A partir dela, é preciso apenas fazer pequena marcas, vincar o papelão, oito cortes, dobrar, passar uma fita adesiva em volta e pronto.

As medidas são estas:

caixa_1

Creio que no que tange as medidas não precisa explicar. Onde estão os riscos azuis, é necessário fazer um pequeno vinco (afundamento) no papelão, para facilitar a dobra, eu costumo prensar o papelão com uma régua de aço inox, pode usar também algum objeto sem corte e riscar o papelão.

caixa_2

Devem ser feitos oito cortes, para poder montar a caixa. Os cortes são os exibidos acima. Feito isso vamos dobrar e montar a caixa.

caixa_3

A montagem é simples, inicialmente dobre as quatro parte menores, feito isso dobre as duas partes de 4,5cm internas, dobre as duas abas do fundo. As duas abas da tampa devem entrar entre as orelhas pequenas de 4,5cm e a abas do fundo, ficando por dentro da caixa.

caixa_4

Para segurar a caixa montada, pode passar uma volta de fita adesiva na lateral da caixa, isso a segura montada. Então é só colocar o objeto dentro, lacrar tudo com fita adesiva, botar a etiqueta e bora pro correio.

caixa_5

O custo é ínfimo. Será só da fita adesiva necessária para fechar a caixa, o papelão consegue-se grátis.

Se a prancha de for menor do que o necessário, não há problema em emendar, já cheguei a fazer caixas com até 3 emendas. E não fica fraca depois de lacrar tudo com fita adesiva.

As emendas eu faço colocando as bordas bem juntas e passo fita por baixo e por cima, duas camadas.

Claro que as medidas que mostrei podem ser alteradas, pode-se modificar a vontade, porem para o correio é bom que não fique menor que os 18 x 14 x 4,5cm.

Então sempre que consigo pranchas de papelão grandes, já corto tudo na medida de 45 x 23cm e guardo, dessa forma não ocupa tanto espaço e somente faço os vincos, cortes e dobras quando preciso de caixa. :tooth:

Reciclar tá na moda e ainda por cima ajuda a economizar um bom dinheiro com caixas prontas. :money:



  Seguir comentários via RSS

One thought on “Caixa para encomendas correio.

  1. Albino disse:
    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 54.0 - Windows 10

    Ótima idéia, Luciano

    Também fabrico minhas caixas pra fugir do custo das “disponibilizadas pelas agências dos Correios”, mas a sua ganha de longe no quesito simplicidade. Vou adotar sua idéia.
    Além da fita adesiva costumo reforçar a montagem com cola branca comprada em garrafas plásticas de 1 Kg por cerca de 18 Reais. Coloco a cola em um desses potes ou dispensers de mostarda/catchup transparente com tampa que a gente vê nas lanchonetes e carrinhos de hot dog para facilitar.

    Comentários de Albino: 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.