Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   terça-feira, 25 de maio de 2004

Os satélites



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Bem, como o pessoal quer saber como se recebe imagens de satélite, uma pincelada por cima.

Primeiro precisa-se saber qual o horário de passagem do satélite (no caso em especifico os NOAA). Para isso usamos um programa de tracking já que este satélites não são geo-estacionários, eu uso o Orbitron no caso. É um “cardware” foi um termo bem interessante quando vi, o programa é gratuito, a única coisa que o autor pede é que quem o utilizar envie a ele um cartão postal da sua cidade, somente isso!

Note o NOAA12 que é o que eu tenho tentado trabalhar, neste shot ele estava iniciando a passagem perceba pelo circulo azul. Onde esta marcado SJBV no mapa é a minha posição. O circulo azul é a área onde tem sinal do satélite, logo, deve-se estar dentro do circulo para ter o satélite “visível”.

Para receber e decodificar as imagens, usa-se outro programa o WxtoImg com este programa, grava-se o sinal do satélite e decodifica-se. Ouça um pedacinho do que é o sinal do satélite.

O restante é um rádio e antena. O que eu estou apanhando um pouco que meu rádio não é muito apropriado para receber este tipo de sinal, mas eu ainda chego lá.



  Seguir comentários via RSS

2 thoughts on “Os satélites

  1. Marcos disse:

    Eu baixei esse programa por curiosidade. Gostaria de saber mais detalhes de como utilizar. Tem que ter algum equipamento extra instalado no PC?

  2. Luciano disse:

    Olá. Não precisa de hardware extra nenhum pelo menos para acompanhar a passagem do satelite. Para configura-lo eu fiz um tutorial a tempos atras. Esta aqui:

    http://www.py2bbs.qsl.br/sat.php#orbitron

    Agora se você se refere a como receber as imagens dos satelites NOAA, ai sim é preciso de mais duas coisas, mas não tem anda a ver com o PC, você vai precisar de um receptor de VHF adequado e uma antena adequada.

    Curiosamente reativei minha ideia de captar estas imagens a poucos dias, e estou com resultados muito melhores do que quando fiz este post.

    Se tiver interesse, entre na pagina inicial do blog que vou fazer um post sobre isso hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.