Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   terça-feira, 31 de agosto de 2010

Octeto!



PéssimoRuimMédioBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)

Eu e um amigo (Lip*.*)  estamos atolados, infectados, contaminados a uns 20 dias com um “vírus”… estamos construindo um site do ZERO! É o site da PiclistBR. A lista já tem 11 anos (completados dia 15 deste mês) e nunca teve um site decente. Até tivemos duas “tentativas”…

A primeira naufragou a 2 anos atras quando a pessoa que estava hospedando a lista em seu servidor, resolveu tomar a bola das mãos os fundadores e se achou o dono da casa. Houve um bafafá desgraçado, e a lista acabou migrando para o GoogleGroups. Qualquer dia eu falo dessa história, que com certeza vai render um post macarrônico…

A segunda tentativa ocorreu em novembro do ano passado e naufragou cerca de 9 meses depois, rende outra história macarrônica. X-P

Depois das duas tentativas de termos um site, resolvi eu mesmo meter as mãos a massa e criar algo do zero. O layout inicial eu mesmo bolei, a disposição dos elementos, aquela coisa básica e chata de se fazer. Quanto já tinha o layout pronto e o CSS já meio que ajeitado, chamei os outros administradores e um dos moderadores para ajudar desse ponto em diante. O grosso da coisa já foi feito por mim e pelo Lip. O resultado já pode ser visto na imagem ai mais pra baixo.

O motivo deste post? Simples, o site é basicamente formatado em CSS, funciona LINDAMENTE no Firefox, Opera, Chrome e outros, acredite se quiser até mesmo no Netscape 9. Mas tem um MALDITO navegador que o site dá xiliques brabros de formatação. Adivinha??? Que gritou Internet Explorer, acertou na mosca!

É inacreditável como a Dona Micro$oft, já esta para lançar o beta do IE9 e até agora no IE8 não implementou corretamente o CSS! Tem algumas propriedades do CSS2 que simplesmente NÃO FUNCIONAM no IE. Coisas básicas como larguras de elementos, bordas, etc. D:-

Isso já me botou em estado de loucura na ultima semana, de tanto “jeitinho” e “gambiarra” que eu tive que fazer no código HTML e no CSS pra que o site fique minimamente usável no IE. Tive que recorrer até ao velho truque de enfiar figuras com 1 pixel de espessura e largura definida na cacetada pra manter os frames abertos no tamanho certo, independente do usuário querer encolher a janela mais do que deve, para não destruir um minimo de formatação.

Clica ai que “aumentelha” :)

E isso tudo me levou a: Instalar um ECA-BLERGH-XP numa VM, pra poder instalar uma pá de navegadores diferentes pra analisar como o site se comporta em cada um deles. É a figurinha que esta ali no topo do post. Olha que fofura! :crazy:

Até o fossilizado Netscape Communicator 4.79 eu instalei, obviamente que esse foi de sacanagem e saudosismo, eu comecei na internet com o bom (para a epoca) Netscpape Navigator 3! Apesar que ele não suporta nada de CSS, nem sabe o que é imagem PNG, mas não é que o velho 4.79 até que abriu o site de uma forma “usável”?

O site tem um layout que eu nunca tinha usado e foi a fonte maior de dores de cabeça: Layout Elástico. :hmm:

Ele aceita uma largura minima de 800 pixels e pode abrir o frame principal até 1200 pixels. O frame principal, tem uma relação de 90% de largura da tela até que o frame principal atinja os 1200 pixels de largura. Acima disso ele trava o frame e aumenta as bordas.

Tudo foi muito bem no Firefox, só que o MALDITO IE, não reconhece as tags min-width e max-width no CSS. Dai, só com a velha gambiarra que eu já disse acima, figuras transparentes.

É claro que eu não deixei “barato” pra quem usa IE, na HOME terá um “lembretinho” pra quem entrar usando o maldito IE. :hot:



  Seguir comentários via RSS

12 comentários em “Octeto!

  1. Daniel Grillo disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 5.0.375.127 - Windows Windows Vista

    Luciano, Porque não usar o wordpress?

    Comentários de Daniel Grillo: 5

    • Luciano disse:
      Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6.8 - Windows Windows 2000

      Daniel, porque queremos um SITE e não um BLOG :P É preciso saber diferenciar pra que serve cada tipo de ferramente. WordPress é um excelente publicador pra se fazer um BLOG. Tanto que estou usando aqui e adorei. Agora site, tem que ter cara de site mesmo. Veja o UOL por exemplo se tem cara de Blog :)

      Comentários de Luciano: 479

  2. Matheus Ryndack disse:
    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6.8 - Windows Windows XP

    Aham!
    Você só está colocando essa print aqui para deixar-nos com agua na boca…

    Comentários de Matheus Ryndack: 2

    • Luciano disse:
      Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6.8 - Windows Windows 2000

      Bem… se deu água na boca eu não sei ehehe, mas que esta dando dores de cabeça na gente esta, é que você não viu as outras sessões ainda eheh. Calma que logo logo ele vai pro ar, tá faltando só uns ajustes e inserir conteúdo no site, pois um site bonito, mas sem nada dentro não serve de nada.

      Comentários de Luciano: 479

  3. Daniel Grillo disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 5.0.375.127 - Windows Windows Vista

    Luciano,

    Não concordo. Até saiu na revista locaweb desse mês uma reportagem sobre isso: http://bit.ly/b5OMlm
    Mês que vem a revista poderá ser lida de graça.

    E além disso poderia ser usado o plugin do wordpress chamado Buddypress: http://buddypress.org/

    É só minha opinião. Poderíamos discutir os prós e os contras por e-mail se quiser.

    Abraços

    Comentários de Daniel Grillo: 5

    • Luciano disse:
      Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6.8 - Windows Windows 2000

      Daniel, veja… é mais ou menos como um amigo meu diz… “É que nós gostamos de reinventar a roda”. o:-)

      Como te disse eu já uso o WP, este blog é publicado atualmente com o WP, só que eu não o uso “as-is”, eu tive que mexer em muita coisa no core dele. E ele vive me apertando pra “atualizar pro WP 3.0.1”, eu não quero, eu não lembro nem 10% das mudanças que fiz no core do WP.

      Agora imagina adaptar o WP pra ficar com cara de site, ou melhor, pra ficar com a cara do site que nos desejavamos… pode até ter plugin pra isso, mas nunca vai ter exatamente a cara que desejamos.

      O que eu mais detesto é você entrar em um site e topar com “receita básica”, tipo… joomla, phpBB, osCommerce, WordPress.

      De fato de fazer um site do zero dá um PUSTA TRAMPO, mas e o apredizado? Nesse tempo de cerca de duas semanas eu já descobri um MONTE de coisas que eu jamais poderei usar, que é totalmente valido pelos padrões web standarts, mas que a JACA do IE não suporta corretamente.

      E eu tomo uma referencia, mais de 70% dos visitantes de meus sites pessoais, insistem em usar essa coisa terrível chamada IE, sendo que tem coisa muito melhor por ai que é “compliant browser”. E enquanto isso, o pretendente a web-master aqui vai ralando e aprendendo. :tooth:

      Comentários de Luciano: 479

  4. Daniel Grillo disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 5.0.375.127 - Windows Windows Vista

    Luciano,

    Por um lado eu concordo com o que você diz e por outro não.

    Eu não sei ainda como é o site que vocês desejam, mas ainda continuo com a opinião que seria melhor utilizar o WordPress.

    Mas acho que poderíamos discutir melhor na lista. O que acha?

    Comentários de Daniel Grillo: 5

    • Luciano disse:
      Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6.8 - Windows Windows 2000

      Daniel,

      Não… melhor não discutir este assunto na lista, pois eu já sei o resultado e quero distancia disso. :X.:

      O site esta ficando muito bom, todos os envolvidos na “fabricação” dele estão achando o resultado além da expectativa. Não é porque o filho é em partes meu, mas porque realmente eu estou gostando do resultado e das ferramentas que estamos criando, estou usando algumas coisas que nunca usei em nenhum site meu.

      É como eu já disse, “É que gostamos de reinventar a roda!” :D

      Ou no melhor dos dizeres, viva a diversidade e abaixo a mesmice. :good:

      Comentários de Luciano: 479

  5. Daniel Grillo disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 5.0.375.127 - Windows Windows Vista

    Então tá.

    Comentários de Daniel Grillo: 5

  6. Fabio Maldrax disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 6.0.472.59 - Windows Windows XP

    Luciano, só agora que li todo seu post, não resisti, tive que tirar a poeira do IE e entrar só pra ver a mensagem rsrsrs.
    Mas por mim, eu nem me preocupava com o IE não… quem usa que se dane, hehehe

    Comentários de Fabio Maldrax: 2

  7. JP disse:
    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 19.0 - Ubuntu Linux Ubuntu Linux

    Acredito que o Luciano e seus amigos fizeram tudo do zero por prazer. Prazer em descobrir e entender como as coisas funcionam e poder personalizar os mínimos detalhes. Sei como é pois também já fiz um CMS que nunca foi usado por ninguém apenas para eu aprender como a coisa funciona.

    Comentários de JP: 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »
 


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.
Switch to mobile version