Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sábado, 25 de janeiro de 2014

A conversa mole dos defensores da nbr14136…



PéssimoRuimMédioBomExcelente (7 votos, média: 5,00 de 5)

Incrível como este assunto me encontrou duas vezes nessa semana. A primeira delas foi na PiclistBR, onde eu postei uma foto que já foi publicada aqui no blog, em um tópico lá na lista, onde falava-se sobre a fosforescência residual de algumas lâmpadas fluorescente compactas.

Dai meu grande amigo Poças, obviamente não perdeu a piada, né? Disse que eu deveria tocar a tomada da foto, por um modelo ultra-moderno do tipo jabuticaba ou tridente do capeta. Claro que era piada pra me espetar. }:D

Mas dai veio a segunda carga… o Kim faz um post no facebook de um  blog onde pessoas cheias de orgulhos pela nbr14136 exaltam as “qualidades” do padrão jabuticaba e ele reclama justamente do problema de incompatibilidade com o resto do mundo. Claro que eu não pude deixar barato e nem perder a chance de mostrar a minha opinião e soltei a imagem abaixo nos dois casos. E pelo menos no facebook a coisa pegou fogo como de costume. :hot:

tomada_jabuticaba

Eu vou insistir até o final dos tempos é que toda essa propaganda que fazem, tem muita enganação pra “vender” a idéia que de foi uma boa troca. Tudo começa com a imagem abaixo onde querem me enganar que existem (ou existiam) todos esses padrões de pinos na Banânia…

tomada_jabuticaba_me_engana_que_eu_gosto

Sei…  :aiaiai: Alguém (revista época) quer me enganar que tinha tudo isso circulado nas lojas aqui na Banânia…  dessa lista ai eu nunca vi rodando nas prateleiras brasileiras os números: 2, 3, 6, 7, 8, 10 e 12…

Os números 1, 5 e 9 encaixam perfeitamente na tomada universal 2 pinos + terra. Vale lembrar que os tipos 1 e 5 são os usados nos EUA e Japão, que estão pouco SE LIXANDO pro padrão iec 60906-1 que é de onde veio a maravilhosa tomada jabuticaba, e o tipo 9 é o conhecido Europlug que é praticamente a mesma que sempre usamos por aqui e serve nas tomadas universais.

O tipo 4 da foto eu dou margem a dúvida se é a legítima jabuticaba ou se é o padrão Suíço que não é compatível com o tridente do capeta. E por fim o tipo 11 é o modelo australiano que era usado em tomadas de ar condicionado. Esse tudo bem, eu considero o patinho feio… o ponto fora da curva. Mas isso não importa, porque ninguém arrasta um aparelho de ar condicionado de um lado pro outro.

Então a revista, os engravatados do inmetro e vários fabricantes querem me enganar que isso tudo ai existia por aqui? Ah tá… me engana que eu gosto. :sarcastic:

O problema é que com ou sem jabuticaba, vai continuar uma ZONA, até pior, pois… quem tem aparelhos antigos, não vai trocar o plug se por acaso de separar com a maravilha jabuticabesca brasileira, vai socar um LINDO adaptador e boa..  e o pior… vão continuar fazendo gambiarras.

Duvida? Olha só em uma pequena pesquisada no google imagens o que eu achei:

tomada_jabuticaba_gambiarra1tomada_jabuticaba_gambiarra2tomada_jabuticaba_gambiarra3

Ou seja… as pessoas vão continuar fazendo gambiarras e estarão sujeitas a choques elétricos de qualquer forma.  :X.: Estarão se expondo a riscos como sempre, ou até mais, por conta da enxurrada de adaptadores que entraram no mercado.

tomada_jabuticaba_adaptadores

Só mostro quatro tipos ai na imagem porque eu não estou com saco pra ficar editando imagens. Mas lembrem-se que as gambiarras vão continuar a rodo… mais uma? Respira fundo!

tomada_gambiarra_das_brabas

Bonito né? :-o*

Mas então… o que me deixa mais PUTO é que a nbr5410 OBRIGA a instalação de um dispositivo que tem por finalidade evitar um dos problemas que apregoam que a nova encrenca deve resolver, os choques elétricos. Veja essa imagem abaixo, que foi postada pelo Jefferson em seu antigo blog:

tomada_jabuticaba_bebe

Olha a imagem acima… é do site da Siemens… Agora imagina o bebê com um prego ou qualquer outro objeto metálico nas mãos e de curiosidade enfiando justamente no buraquinho da fase na tomada acima… desastre ou até mesmo fatalidade na certa né?

Mas o que é então que evita choques elétricos, desligando o sistema como numa suposta ocorrência acima?

O Interruptor Diferencial Residual.

E a obrigatoriedade da instalação do mesmo vem desde 1990! Alguém cobra? Alguém fiscaliza?

Mas pra que serve o IDR, ou DR como é chamado? Ele verifica se há fuga de corrente, como no caso de um choque elétrico e desliga todo o circuito. É esse “bicho” ai embaixo:

dr_bipolarNão me assusta ou surpreenderá em nada, se daqui uns tempinhos alguém vier e dizer que a troca das tomadas não resolve o problema da segurança contra choques elétricos fazer valer a nbr5410 e obrigar a instalação do DR. Justamente porque a desgraceira do tridente do capeta não resolve esse problema em 100%.

Por isso que eu não engulo essa porcaria de padrão, fiz e continuo fazendo estoque de tomadas universais:

tomadas_ferro_velho_5

Sim… 100% de tomadas descartadas nos ferros-velhos, que eu pego, limpo, lavo, recupero e guardo. :tooth:

Só pra não perder a piada (que não vai ser piada):

tomada_jabuticaba_na_copa_ahahahahah

Edit: No post ali da revista época, onde eu peguei a imagem “o que entra, o que sai”, os únicos três comentários que tem por lá, refletem exatamente o que eu penso.

Edit 2: Fiz algumas correções no texto, e acrescentei alguns links.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


3 comentários para “A conversa mole dos defensores da nbr14136…”

  Seguir comentários via RSS
  1. Bruno - 7 Comentários
    (Mozilla Firefox 28.0 - Windows 7)

    Eu tenho pavor dessa porcaria dessas novas tomadas, e o pior é que tudo agora vem com essa porcaria da uma raiva enorme disso.

    [Responder]

  2. marcelo - 2 Comentários
    (Google Chrome 32.0.1700.76 - Windows 7)

    opa, corrige aí 14136…

    [Responder]

    Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 19.0 - Windows XP)

    Ops… (*o) passou batido… corrigido! Grato! :-P

    [Responder]

Deixe seu comentário.


Ou... use seu nome e um email valido:




* = Preenchimento obrigatório

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »

1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.