Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sexta-feira, 20 de junho de 2008

N-Gage não segura relógio…



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Vou postar isso aqui mais para documentar o procedimento e a idéia que tive para não ter todo o sofrimento da próxima vez que ocorrer o problema.

O N-Gage tem uma micro-bateria interna para reter os dados do relógio de tempo real, que claro, é uma bateria tipo botão, de litiun, de 3V. O detalhe fica por conta do tamanho da minúscula bateria, confira na foto:

Incrível né? apenas 5mm de diâmetro. No caso ai, eu já havia removido as chapinhas que são soldas por solda ponto na bateria, para poder identificar o tipo de bateria e procurar informações para saber sua tensão: 3V. Que no caso a minha estava com apenas 0,2V. A bateria em questão é uma XH414 de fabricação da Sanyo.

Vamos atrás de uma bateria. Passei em um foto, que vende baterias de relógio e mostrei. Qual a surpresa que não achei nada parecido, pois relógios usam bateria de 1,5V e não 3V. A solução foi recorrer aos amigos. Fui atrás do Junior, um amigo aqui na cidade que trabalha com manutenção de celulares.

Ele me arrumou uma bateria que é utilizada no motolora V3. O interessante é que nestes celular a bateria fica presa no flat cable e vem com um soquete. Pedi se ele podia me arrumar uma com o soquete e tudo. Eis o soquete e bateria instalados na placa do N-Gage.

O bom disso é que numa futura necessidade de troca, basta retirar a bateria do soquete e substituir por uma nova. A localização da bateria dentro do N-Gage.

O soquete é ligeiramente mais largo do que os terminais originais da bateria, mas com um pouco de jeito dá para coloca-lo no lugar sem grandes problemas.

A bancada de trabalho com o N-Gage todo debulhado, após a soldagem do novo soquete.

Se você esta com um N-Gage que toda vez que retira a bateria pra trocar o cartão MMC ou quando a bateria zera, e o relógio para, esta é a solução. Da pra fazer a troca em 5 minutos e de uma forma mais bonita. Não custava nada a Nokia ter colocado um soquetinho originalmente ai né? Ou será que eles acham que a bateria iria durar para sempre???



  Seguir comentários via RSS

2 thoughts on “N-Gage não segura relógio…

  1. Guilherme disse:
    Usando Internet Explorer Internet Explorer 8.0 - Windows Windows Vista

    Boa tarde, cara, é o seguinte. Meu N-Gage morreu!
    hehehe
    é que ele deu problema com o MMC (creio eu)e um dia, simplesmente não ligou mais. 8 meses depois, numa tentativa desesperada de obter uma informação urgente, tentei liga-lo e ele voltou. Eu havia reparado que ele se fresqueava quando colocava o MMC. Tempos depois, precisei de algo dentro do MMC e como não tinha Card reader, usei o N-Gage. 48H depois ele não funcionava mais e desde então, fiquei sem o querido. A questão é que agora preciso da agenda dentro do N-Gage, e não sei oque fazer, vc é o primeiro que encontro, que abriu o N-Gage como eu, mas tem experiencia (eu não tenho, limpei ele por dentro, mas nada diferente). Será que você consegue me ajudar? Pelo menos dar um norte?
    obrigado!

    Comentários de Guilherme: 2

  2. Avatar photo Luciano disse:
    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6 - Windows Windows 2000

    Tarde, olha o problema que faz o N-Gage não ligar mais é a “lotação” da memoria interna, do telefone com qualquer coisa, não sobrando espaço pra ele fazer o swap durante o boot. Se você ligar ele sem o MMC, se o problema fosse neste, ele deveria funcionar sem problemas.

    No caso suspeito que o comportamento dele é o famoso “tela branca da morte”, ele acende o display, fica com a tela branca um tempo e desliga. Se for isso a unica salvação é encontrar uma autorizada nokia que consiga regravar o firmware dele.

    Se descobrir alguma que faça, me reporte aqui, pois eu estou com um segundo N-Gage aqui, de um amigo que apresentou o problema da tela branca da morte.

    Comentários de Luciano: 479

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.