Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Google talk no miranda.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois é… já faz algum tempo que eu estou testando o miranda, alias, eu já o conhecia de longa data, mas as versões antigas eram algo assim um tanto “explosivas” de tanto bug. Estou usando a versão 0.7.0 alpha build #5 unicode e estou gostando, apesar de ser alpha…

Ainda resta um bugzinho chato que pelo que percebo só se manifesta no windows 2000 (Preciso testar no notebook, que tem windows millenium pra confirmar), que ao fechar o programa pelos processos normais, ele fica com o arquivo miranda32.exe enroscado no gerenciador de arquivos, e o programa não pode ser executado novamente, a não ser se finalizar a unha o miranda32.exe… bom… espero que consertem isso logo. Pois fora isso só tenho elogios.

Passei a utiliza-lo depois de tanto me encherem o saco para usar o msn. Eu sempre fui e vou ser pro resto da vida defensor do ICQ que a 10 anos atrás já fazia o que essa porcaria de msn esta tentando fazer hoje em dia. Sem falar que o icq é muito mais simples não tem somente aquele modo horrível “irc style”. Prefiro muito mais o modo pop-up. Tente conversar com 8 pessoas ao mesmo tempo no msn que você vai entender o que digo…

Minha repudia é tanto ao msn que ao criar meu login e usuário fiz questão de não usar uma conta do hotmail, registrei um passport com um e-mail qualquer que eu já tinha. Ou seja, do msn a unica coisa que eu tenho usado é o protocolo e olhe lá…

No miranda, ainda bem que dá pra filtrar todo aquele lixo de carinhas, bundinhas, emoticons que vem embutido. Como eu uso o plugin SRMM Mod (Send/Rec Messagedialog Module) 0.5.8.0 (tudo bem que ele não é atualizado desde de 25/11/2003, mas funciona e me atende perfeitamente), que possibilita o modo “single message” que é o que me interessa, todo o lixo é descartado.

E claro, aproveitando que ele é um cliente multi-protocolo, creie logins no yahoo, e im. De quebra aproveitei para pendurar o skype nele também. Então tenho em um unico programa:

ICQ
Skype
msn
Aol IM
Yahoo

Simples prático e funcional.

Mas esses dias fazendo a faxina em minha caixa de spam no gmail, sou surpreendido por uma sessão de bate-papo com um amigo via google talk, nunca tinha experimentado e achei bem prático, mas ficar com a interface webmail do gmail aberta só pra isso achei impraticável, já que uso o gmail em acesso pop3.

Futucando por ai, descobri (alias nem demorou nada, foi uma unica pesquisa no Google e pronto) que o google talk usa protocolo jabber! Legal! O miranda já tem suporte nativo a jabber!

E o mais interessante, é que o proprio Google, já disponibiliza as configurações para que você use o google talk no miranda.

Pra quem achar interessante:

http://www.google.com/support/talk/bin/answer.py?answer=24885

E ainda vou fazer um pacote de icones estilizados para usar com o google talk no miranda, já que este é possivel você personalizar os icones, e eu coloque aqui em cada protocolo os icones original (sim, até a borboletinha boiola…) de forma que fica facil identificar quem esta online e em qual protocolo.

Sem falar que o miranda segue a ideia de um programa pelado que você pendura os plugins para adicionar as funcionalidades que acha necessário, igualzinho ao FireFox.



   sábado, 16 de dezembro de 2006

Case Mod #2



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois é… alguns devem se lembrar deste case-mod aqui.

E também depois que eu disse que iria fazer um outro, com uma maquina mais veloz, mais nova, um novo desafio. E já esta pronto, já funciona. Vamos a aventura:

Atenção, post longo pelos próximos 1.5Mb

O começo de tudo… a placa mãe é uma Soyo K7-VME, que já tem tudo o que preciso on-board, vídeo, som, rede. O gabinete é de um velho Compaq Presario 2200, o qual era na verdade um Cirix 180MHz. Aqui já da pra ver a placa já montada no gabinete. Não tirei fotos antes, mas tive que abrir rosca no chassi e montar os espaçadores de latão.

O fundo do gabinete obviamente teve que ser recortado para encaixar o espelho da placa. A placa original era bem proprietária, o que não permitiu aproveitar nenhum furo dos conectores originais. O espelho também não é original da placa, teve que ser adaptado, pois a placa veio sem, comprei usada. Junto com ela vieram um Athlon XP 2200+ e 768Mb DDR400.

Vista da traseira do gabinete inteira. A fonte original tambem foi pro limbo, pois não servia nessa placa, me obrigando a fazer outra enorme gambiarra, que descrevo mais abaixo.

Abaixo, uma vista da montagem já bem adiantada, placa mãe, fonte e ventoinhas já fixadas. A ventoinha do gabinete original foi substituída por uma mais nova, e com um fluxo de ar maior, pois aquecimento, foi um dos grandes desafios deste case-mod.

Outra vista do gabinete. O cooler do processador foi escolhido a dedo, pois não podia ser muito alto, mas tinha que ter uma area de dissipação bem grande, optei por um cooler da VCOM com base de cobre e ventilador grande e com rolamento, já que achar outro cooler que sirva ai, vai ser bem difícil no futuro.

Dando continuidade a briga com a ventilação, tive que arrumar um lugar para a saida de ar da fonte de alimentação nova, teve que ficar ao lado do gabinete. O método para se abrir um buraco grande na chapa metálica. Marca-se com caneta, e um monte de furinhos mais finos, dentro da marcação, com uma folga para desbaste com uma lima depois.

Teste para ver se esta tudo ok, e conferir o alinhamento.

O pedaço de lata já arrancado.

Dai pra frente é trabalho braçal com lima, até sumir com todas as rebarbas.

Com tem que ficar, apos muita lima. A grade esta fixa com parafuso, foram abertas roscas de 3mm na chapa metálica do gabinete, as pontas dos parafusos foram limadas para ficarem rentes a parte interna, não atrapalhando o fechamento

Novamente a ultima briga com a ventilação. Como Athlon esquenta pra caramba, a solução é um duto de entrada de ar para o cooler. A unica solução foi uma guia feita com pedaços de caixinha de CD. O buracão retangular foi aberto no mesmo esquema do buraco da ventoinha da fonte.

Um dos motivos para que me levou a usar este gabinete, foi o fato dele já ter os alto falantes embutidos. A placa original já tinha amplificação on-board, e a K7-VME não tem. A solução foi desmontar o amplificar original da placa do compaq e transferi-lo para esta pequena placa de circuito impresso. O amplificadozinho é muito bom, já é stereo, com um unico chip e usa muitos poucos componentes externos. Rende 2 x 8W RMS com baixinha distorção. Muito bom mesmo! Aquele alto falantes que esta preso na parte interna, era do pc-speaker, foi substituido por um pequeno buzzer.

A fonte de alimentação rendeu uma novela a parte… Como precisava de uma fonte que coubesse dentro do gabinete, parti para uma daquelas fontes slim, mas muito vagabundas. A maldita dizia ser para Pentiun 4 (!!!) e de 450W (!!!!!!), e eu precisa justamente de uma fonte de P4 por causa que esta placa usa aquele conector de alimentação auxiliar para o processador. A fonte obviamente não aguentou o tranco, tive que reforça-la, praticamente refiz a fonte. O transformador que esta a direita era o original da fonte que dizia aguentar 450W (sei!), o da esqueda é de uma sucata de uma fonte AT de 350W, compare o tamanho. Foi este que usei no lugar, pois eram compatíveis.

O transormador já instalado na placa da fonte, o pior de tudo é que placa já preve a furação para este transformador maior, mas manda com essa porcaria pequena, por motivos de economia. Projeto porco!

Depois da troca do transformador, a segunda coisa que abriu o bico foram os diodos retificadores do secundário, o da linha dos 5V entrou em curto com 15 minutos de funcionamento, e isso SEM PROCESSAMENTO algum, somente com o windows 2000 em repouso na area de trabalho! Troquei-o e funcionou por mais 10 minutos, ai foi o da linha dos 3,3V. Nisto me enfezei, já resolvi reformar a fonte por completo. Nesta foto, já depois da reforma, note o “calibre” dos diodos que usei, são 3x mais parrudos que os originais. Já aproveitei e troquei também os capacitores de filtragem do secundário que eram muito mixurucas.

Um reforço no primirio, substituído os 4 diodinhos mixurucas por uma ponte retificadora para 6A. Já aproveitei e coloquei o filtro de entrada (a bobina de fio vermelho e laranja), o varistor, e os capacitores cerâmicos de desacoplamento dos diodos.

Os plugues, chave de tensão e liga-desliga geral tiveram que ser removidos da fonte, pois ela ficou montada de lado no gabinete. Nada que fios e uma borracha de passagem não resolveram. Aproveitei alguns furos já existentes no gabinete.

O apertamento que ficou o espaço entre a traseira do gabinete e a fonte.

A posição em que a fonte ficou instalada, e já com a tampa fechada.

O gabinete é bastante compacto, e o drive de DVD que usei teve que ser o mais curto que encontrei na praça, usei um da LG, mas mesmo assim ele era 1,5cm maior do que eu precisava, e assim ele acabou atropelando os conectores das portas IDE. Na quarta foto ai em cima, dá pra ver o quanto os conectores ficaram perto da baia do drive de DVD. Como os conectores ficam virados pra cima, qual a solução???

Vira-los para a frente da placa!!! Nada que barrinha dourada e umas 2 horas de trampo não resolveu.

Os conectores foram encaixados na borda da placa, de modo que metade dos terminais ficaram em cima e outra metade embaixo.

Olha como ficou preso, exatamente no meio da placa.

O lado debaixo, até que não ficou ruim!

O detalhe de o quanto o drive de DVD passa por cima da placa. Só deitando os conectores mesmo! E ainda assim quase que não dá! O drive passa a milímetros dos conectores.

Muito apertado! Os cabos ATA100 (de 80 vias) foram cortados nos comprimentos exatos, para não haver sobras, pois fiozeira dentro do gabinete, igual a bloqueios na circulação de ar.

Vamos para a frente do gabinete, logicamente tem que ter portas USB, o unico local que achei que não ficou estranho e não incomoda foi ai. Optei por conectores separados, para poder usar as duas portas USB simultaneamente. Atente para o Jabá para a AMD, e o led azul para o power, o vermelho é o de acesso ao HD.

Vista geral. Também coloquei os conectores de áudio frontal. Eles foram ligados no conector “fp_audio” da placa. O unico que foi meio gambiarra, é o conector azul, que esta ligado na entrada CD-IN da placa. Eu não usei cabo de audio para o drive de DVD, pois o windows 2000 suporta extração de audio digital. Um fio a menos, e uma entrada a mais pra mim usar.

O tempo gasto para toda essa montagem, foi se umas 3 semanas, fazendo um pouquinho por dia.

Um fato muito curioso sobe esta maquina é a sua velocidade de acesso ao HD, durante o boot, por incrível que pareça é mais rápido que o meu atlhon xp 2400, com HD serial ATA!!! Um pouco deve-se ao HD, um western digital de 15Gb, e o restante e maior motivo, ao fato de o BIOS dessa placa suportar IDE Bus Mastering pelo BIOS.

A temperatura do processador a funcionamento a todo vapor, ficou por volta de 53º, o que achei muito bom para um gabinete tão compacto, onde a ventilação é um fator bastante complicado.

Gostei, valeu a pena, vamos ver qual vai ser o próximo mod. ehehehehe, estou gostando dessa brincadeira!



   quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Arquivos do blogger



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Alguém ai sabe me dizer que raios o blogger.com fez com a opção de definir um template para os arquivos? Eu usava um script bobinho pra fazer esse menuzinho drop-down ali do lado, pra ficar algo mais organizado e não aquela tripa de link, mas sumiram com o local onde se colocava o template dos arquivos…

Alguém que lê isso aqui sabe dizer o que pode ser feito? Se olhar ali, os arquivos não são atualizados desde 09/2005 e eu não tive saco pra consertar ou pensar em algo similar ou que funcione decentemente.



   sábado, 2 de dezembro de 2006

O google vai dominar o mundo!



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

E não duvide! Pois tive que migrar minha conta no blogger e associá-la ao gmail. E como sempre no bom e velho google, agora o serviço é beta, espero que não seja o eterno beta tal como é o gmail! Woa!

Update: O publicador anda encrencando com o FTP, tem hora que publica, tem hora que não, e ultimamente anda dando problema direto.



   sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Aceleradora 3D "genérica".



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Depois que pensa que se viu de tudo em matéria de “Genérico” olha só o que me aparece:

Olhando assim nada de anormal né? Uma G-Force FX 5700, 256Mb DDR sem nada de mais…

Pelas costas, tudo ok também!

Mas retirando o radiador de calor, OPA! Cadê o chip da n-vidia???????

Olhando beeem de perto: Volari!

Só falta essa, aceleradora 3D falsificada! Pior que mexem até no BIOS da aceleradora pra que ela se comporte como uma G-Force e se apresente como uma G-Force.

Mas… pergunta se funciona??? Segundo o ex-proprietário (que trocou a placa), ele tentava instalar jogos 3D (alguns em especifico) e não funcionava, checava as exigências do jogo, de maquina e video e tudo ok. Dai consultado em foruns, descobriu que existiam casos de falsificação, e ele, foi o premiado com uma dessas!



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.