Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sábado, 28 de fevereiro de 2009

Campanha: Uma semana sem TV



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois é…

O tio tabajara saiu com essa.

Eu já assisto pouca tv mesmo, e o pouco que assisto se resume a jornal, discovery channel, cartoon network, history channel e national geographic.

Se somar o tempo que passo na frente da tv, se der uma ou duas horas por dia é muito.

Mas fazendo coro a ele. Tem tanta, mas TANTA coisa que se pode fazer sem ser ficar pregado em frente de uma TV.

Vamos citar mais umas:

– Ler, acha caro comprar revista/livro? Já ouviu falar num treco chamado “sebo“? Até bancas de jornais, muitas vendem livros e revistas usadas, aqui mesmo eu conheço duas que tem isso. Não é porque o livro é velho e já foi usado que ele perde sua utilidade. Mesmo revista velha é interessante de ler e alarga os horizontes.

– Já experimentou olhar para o céu em uma noite estrelada? Não sabe se localizar? Saiba que existem planisférios que você pode imprimir ai em casa mesmo, e de graça, e aprender a se localizar.

– Já experimentou andar a pé pela cidade com uma câmera na mão e flagrar as coisas que você nunca viu?

– Se reunir com os amigos, fazer uma janta simples, sentar e dar muita risada?

– Reunir com os amigos e caminhar em um dia de lua cheia?

– Sabia também em em quase todas as cidades, sempre tem alguma atividade no final das tardes de domingo, como bandinha tocando na praça, teatro, etc?

– Já cuidou do jardim? O melhor dizendo… tem um jardim em casa? Já viu o quanto é bom caminhar descalço na terra, mexer com a terra?

– Sabe o que é um dominó? Sim, aquelas pedrinhas retangulares com uns pinguinhos. junte uns amigos e jogue algumas partidas.

– Já tentou mexer com madeira? Já teve a oportunidade de catar um monte de madeira que ia pro lixo e fazer alguma coisa legal?

– Se lembra do que é fazer coleção de alguma coisa e cuidar dessa coleção? Selos? Cartões telefônicos? Até tampinha de garrafa…

– Tem algum hobbie? Se dedique mais a eles. Procure novos amigos. Aumente seus conhecimentos sobre o assunto.

Enfim, tem um monte de coisas muito legais, gratificantes, que engrandecem, que você pode fazer ao invés de ficar com a bunda gorda em cima de um sofá com a cara atolada na tv, em hipnose assistindo big bosta, novela, faustão, gugu…



   sábado, 21 de fevereiro de 2009

Os 6 dias perdidos…



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Hoje é o primeiro dos 6 dias que são considerados perdidos (pelo menos por mim) pois não se fala em outra coisa a não ser nessa “festa” pagã.

E afinal como se diz por ai, o brasil só começa a funcionar mesmo depois dela (carnaval).

Na terça-feira conversando com amigos, me fizeram a fatidica pergunta de onde eu passaria o carnaval.

Mas de bate-pronto respondi com outra pergunta:

– Dá pra ser em Marte?

Por ai já dá pra perceber o quanto eu gosto desses dias né?

Technorati Tags: , ,



   quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Teclado não fuciona apos upgrade de BIOS.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Essa merece ser documentada.

Placa-mãe ECS P4M800pro-M v2.0

Apos um upgrade de bios (por parte do dono da placa) usando o AFUWIN, a placa apresenta a seguinte mensagem no POST e o teclado não funciona mais:

Floppy controller error
CMOS checksum bad
Press F1 to enter setup

E o mais curioso é que o BIOS inicializa o teclado durante o POST, mas não reconhece nenhuma tecla.

Bom já de algum tempo que eu não acho uma boa idéia esse negócio de upgrade de BIOS via windows. Se via DOS já é meio problemático, via windows então socorro!

Nisso resolvi trazer a placa pra cá e tentar uma recuperação forçada, regravando a flash do BIOS no gravador de eprom. Saco a flash do soquete, tiro a etiqueta e vejo que é um Winbond W39V040CPZ. É um firmware hub/lpc. Pego o adaptador, e gravo.

Ao colocar a flash de volta na placa, surpresa! Placa mortinha! Acho que regravei a flash umas 15 vezes e desisti, nada de a placa voltar a funcionar. Nisso consegui uma flash de uma placa similar, uma P4M800pro-M7. A diferença entre uma e outra eram pequenas. Coloquei essa flash e a placa voltou a funcionar, porem com o mesmissimo erro anterior e nada de teclado funcionar.

Mas antes disso eu já havia notado que deixando o teclado desconectado, a placa ignora a mensagens de erro tenta o boot. (esse detalhe foi importante)

Depois de algumas investidas no Google, vi que eu não estava sozinho, tem muita gente com o mesmo problema.

Nisso catando uma idéia aqui e outra ali resolvi fazer o seguinte, fazer um disquete bootavel, colocar dentro dele o AFUDOS e o arquivo ROM e fazer um autoexec.bat que chama o AFUDOS e passa os parametros via linha de comando para ele gravar a flash sem fazer qualquer pergunta. E quando a placa fizer o POST, faço hotswap da flash para colocar a flash original da placa e não detonar a flash da outra placa. Perfeito!

A linha no autoexec.bat foi essa: afudos 070525M2s.rom /p /b /n /c /x /reboot

Faço o disquete, ligo o um floppy na placa e nada… Mas e óbvio, como não notei? O POST acusa erro na controladora de floppy. Resolvi tentar via USB, afinal a maioria das placas atuais tenta boot pela USB. Nada…

Restava testar pela IDE. Pra tirar a prova, peguei um HD que estava na bancada aqui que tem windows instalado, liguei na placa e funcionou, o windows começou a ser carregado.

Nisso me lembrei que eu tenho um adaptador CF -> IDE com um cartão de 2Gb. Coloquei o cartão no leitor aqui do PC, joguei todos os arquivos dentro do cartão, assim que a plada deu o bip do POST, fiz o hotswap e… voilá!

Boot, carga do AFUDOS, flash gravada e reset.

Enfim problema resolvido.

Pior do que isso só uma MSI que eu acabei ganhando aqui, que aconteceu um problema similar, só que esta placa não entra no setup nem a pau, ao apertar DEL o cursor fica piscando no canto da tela e mais nada. O mais curioso é que a placa funciona normalmente. Essa eu ainda não consegui achar uma solução para o problema.



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.