Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   terça-feira, 21 de setembro de 2004

Tirando leite de pedra.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Passei um final de semana no minimo curioso.

A algum tempo atras, ganhei do meu amigo Sergio, um notebook antigo, mas em estado de novo! Um compaq contura 400c, que é um 486 DX2-40MHz.

Uma gracinha, monitor VGA-Color, 2 slots pcmcia. Só que ele estava com um HD muito pequeno, 250Mb, enfim, não dava pra fazer muita coisa alem de MS-DOS 6.22 e Win3.11. No final de semana passado, encontrei no Mercado Livre, um HD de 814Mb, que era a medida certa para ele. Comprei pela bagatela de R$50,00.

Este notebook o uso principal é no meu trabalho de campo (ou rua, como queiram) para programar radios do serviço limitado privado (motorola, vertex, etc). Antes eu levava um 486DX4 “transportavel” que eu montei, tudo num gabinete slim e usava um monitor VGA de 10″ daquele de caixa eletronico. Funciona muito bem, mas imagina a beleza que é ficar carregando um gabinete slim (mesmo com a alça que eu coloquei) este monitor e teclado. Complicado né?

Bom, ja na sexta a noite e com o HD em mão comecei a pensar como iria instalar as coisas nele, já que ele não tem CD-ROM. Estava decido que seria instalado o Windows 95 OSR2 e o o basiquérrimo do Office 97 e mais um monte de tralhinhas miudas.

O windows, resolvi ligando o HD do notebook e um adaptador que já havia comprado a anos atras, quando eu tinha um notebook 386 (que foi desmontado a um mês atras, e já não funcionava a uns 6 anos…). Liguei ele no K6 e copiei todo os arquivos de instalação do windows para dentro o HD e fiz a instalação.

Até que o windows 95 tá rodando razoavel com os 8Mb de ram que ele tem, mas estou querendo colocar 20Mb que é o máximo que ele suporta.

O interessante é que não precisei de um unico driver, o proprio windows 95 se incumbiu de achar tudo e instalar, drive de video, track-ball e o que eu achei que ia dar trabalho, o modem, um pcmcia de 14.400 da MegaHertz, até o modem tinha driver.

O windows 95 é famoso por seu “prug and pray” pois eu sempre tinha grandes problemas na hora de instalar o modem quando usava ele no micro desktop. Neste notebook funcionou para meu espanto perfeitamente!

Na hora de começar a instalar os aplicativos, ainda fiz a copia usando o HD ligado no K6, só no domingo foi cair a ficha de usar o Zip Drive (que estaVA jogado aqui.) Melhorou um pouco, mas mesmo assim tinha que ficar colocando zip no K6, encheia os dois disco que sobraram aqui, voltava pro note, instalava tudo, limpava, voltava no K6… só que mais no final da noite caiu duas fichas, lembrei de usar a conexão direta via cabo, ou Interlink como queiram!

Ai foi outro problema, quem disse que eu achei o meu cabo interlink? A solução foi “reciclar” um cabo de impressora velho. Ai resolvi meus problemas, K6 como Servidor e Notebook como Convidado.

Depois de ter instalado uma cacetada de coisas, me deu 0.00000001 ms de bobeira, e foi instalar o QEMM 8. Se arrependimento matasse… Eu tinha me esquecido a da BOMBA que é o QEMM… E pra tirar ele do sistema depois? Já que o maldito não criou uma entrada no Adicionar/Remover programas? Foram algumas horas catando arquivinho não carregado no system.ini, win.ini e outros buracos.

Fiz bem em guardar todos os CD’s de backup que fiz na epoca do 486 DX4 lá em 1998… Se fosse baixar tudo ia passar uma semana catando programa velho em sites atraves do google!

Duas coisas que me supreenderam, uma foi o resultado obtido com o “Sound Driver for PC-Speaker”. Tinha isso guardado aqui, mas nunca tinha usado, já que o meu velho 486 DX4 tinha a SB-AWE32 que esta hoje aqui no K6. A qualidade dos sons do windows usando o pc-speaker me deixou de queixo caido, achei que ia ser muito pior.

A segunda, já foi um espanto e não supresa. O BR-MSX rodando a velocidade total, em janela de DOS dentro do proprio windows 95!!! Isso mesmo, num 486 DX2-40 com 8Mb de ram!!!

Só tem uma coisa que ainda não consegui resolver 100%. O navegador. Instalei o Netscape 4.78en. Foi o mais leve que me veio a cabeça e que rodasse em um 486 com win95. Mas ele esta muito desatualizado (mesmo com todos os plugins atuais), muita coisa não abre direito, por causa do péssimo suporte a CSS dele.

Alguém tem uma sugestão de algo mais novo e que rode bem neste 486?

De resto instalei alguns programas para eletronica que podem ser uteis na rua, programa para rastreio de satelite, programas de calculos eletricos, e o Win95 power toys e o Win95 kernel toys.

Duas coisas que preciso dar um jeito de arrumar:

– O modulo de memória de 16Mb original (tem que ser original, pois é proprietário). Achei nos EUA (via o google!), só que custa U$31,95… caro pacas pra 16Mb de RAM!!!

– A bateria não presta, comprar as pilhas recarregaveis e reformar a bateria. Tamanho do estrago: R$194,00 só as pilhas, isso aqui no brasil!

[ Ouvindo: U2 – Shadows And Tall Trees ]
Crash, PC |


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.