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   segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Bateria.



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E agora o Phoenix tem bateria! Pra quem não sabe ou não lembra o Phoenix é o meu bom e velho notebook, um pentium 233mmx. Ele estava sem bateria e eu até cheguei a comprar um bateria sucata no mercado lixo para aproveitar apenas a carcaça e o circuito eletronico, mas a idéia ficou embarrancada nas pilhas, que custa quase que o preço de uma bateria nova (aqui no brasil).

A solução veio do Ebay, onde achei bateria nova, 0Km por miseros 20 dolares. Pedi pra um amigo comprar e receber lá nos EUA mesmo. O custo total até na casa dele ficou em 30 dolares. Essa compra foi feita a uns 2 meses atras e na semana passada a bateria chegou as minhas mão.

É uma bateria chinesa (pra variar) mas compativel com o thinkpad 600, e de 4400mAh. Já carreguei e descarreguei a bateria algumas vezes e esta aguentando muito bem.

Pra não dizer que não tive nenhum probleminha, na segunda recarga o circuito “inteligente” da bateria se perdeu e o indicador de carga não passava de 41%. Lendo por ai graças ao google, descobri uma pagina onde explicava sobre este “probleminha” do thinkpad e como resolver.

O que ocorre é que o circuito “inteligente” da bateria é muito estupido. Pode acontecer dele indicar bateria descarregada enquanto ainda há muita carga na bateria e na hora de carregar acontece justamente isso, a carga não é indicada corretamente.

A solução, simples por sinal, é cortar a comunicação da bateria com o notebook. Como? Simplesmente colocando dois pedacinhos de papel sobre os contatos centrais (os menores) do soquete da bateria e encaixar a bateria com estes dois terminais isolados pelos pedacinhos de papel. Dai ligar o notegook sem o carregador e usar a bateria até ela esgotar. Neste ponto, remova a bateria e retire os papeizinhos que foram usado pra isolar, coloque a bateria e inicie uma carga completa. NUNCA, JAMAIS inicie a carga com os dois terminais de comunicação da bateria desligados, isso pode provocar sobre-carga da bateria já que o carregador não vai saber quando a bateria esta completamente carregada e provocar acidentes sérios, já que baterias de Ions de Litium são bastante perigosas se não estiverem sob a supervisão do circuito inteligente de recarga (ele esta presente dentro da bateria).

Precisei fazer isso por duas vezes seguidas para a bateria “aprender” de novo os limites da carga.



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E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
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