Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Causo do PC novo.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois bem, comemorado o milésimo post, agora vamos caminhar para o numero 2000 ehehe.

Bom, eu estou a alguns dias ensaiando para montar o PC com o hardware que eu comprei a algumas semanas atras (Asus A8N-E + Opteron 170) e resolvi faze-lo neste final de semana que passou.

Meu plano consiste em instalar tudo em um HD “avulso” migrar todos os backups, deixar tudo configurado certinho e assim que tudo pronto, montar o hardware novo e simplesmente clonar a partição do HD. Então monto a “gambiarra” toda e mãos a obra.

Depois de instalar o windows 2000, noto uma certa lentidão no boot, ele inicia a carga, para a barra de progresso mais ou menos no meio e fica ali enroscado por cerca de 40 segundos (splash screen funcionando) e dai desenrosca e prossegue normalmente.

De inicio suspeitei de alguma doideira com a placa de rede onboard como pro exemplo tentativa de obter IP via DHCP ou coisa do genero. Obviamente parti para a solução força bruta e óbvia, defini IP e todo o resto manualmente. Porem, não resolveu.

Depois de observar um tiquinho, me lembrei que neste ponto, o windows 2000 ainda nem sabe o que é rede, justamente naquele ponto do boot, ele esta enumerando o hardware que tem na maquina, fazendo a busca, ou seja é justamente naquela hora que ele pisca os leds do teclado, dá um acesso no floppy e tudo mais.

Nisso, resolvi apelar para o Oráculo… São Google neles! Depois de tentar a pesquisa de algumas formas diferentes, acabo por cair neste fórum com varias pessoas que tiveram exatamente o mesmo sintoma! A barra de progresso vai até mais ou menos o meio, trava por um tempo entre 1/2 e 1 minutos e prossegue normalmente.

De fato o comportamento é idêntico. Mas uma coisa que observei é que o led de acesso ao disco ficava acesso por cerca de 5 segundos logo apos esse tempo enroscado. Dai dava duas piscadas e continuava normalmente.

No caso até tentei reinstalar um windows 2000 SP2, limpo, sem as minhas customizações e até apelei para o windows 2003 server, e em todos o mesmo comportamento, igualzinho. Isso, é claro foi instalado em um segundo HD, para não perder o serviço que eu já havia feito no primeiro HD “avulso”.

Vale lembrar que eu já havia instalado os drivers do nForce 4 Ultra, usando a interface de instalação dele próprio e marcado para instalar todos os drivers. De fato não ficou nada faltando no gerenciador de dispositivos, tudo instalado bonitinho, sem conflito ou pendência alguma. Porém apos instalar o SP2 limpo e sem os drivers do nForce 4 ultra, observei que haviam três controladoras de disco instaladas no sistema, sendo uma que comporta as duas IDE (primária e secundária) e as duas controladoras serial ATA, que comportam duas portas cada uma (perfazendo quatro portas serial ATA).

Ao voltar o HD que havia instalado tudo inicialmente, resolvi dar uma olhada detalhada no gerenciador de dispositivos, sobre como estavam instaladas as controladoras. Qual não foi a minha surpresa que haviam três controladoras, porem duas delas instaladas como nForece 4 blá blá blá e uma instalada como controlador IDE padrão.

E essa que estava como padrão era justamente a IDE paralela! Dai pensei…

– Mas ralhos… o instalador da nVidia já não deveria ter instalado o driver da IDE?

Claro que não, ele instalou o driver da SATA e deixou a IDE com o driver padrão.

Depois de revirar o pacote de instalação do nForce 4 Ultra, achei uma pasta escondida, amoitada, com o sugestivo nome de “legacy”.

So pra quem quiser saber, este é o caminho para chegar nestes drivers:

\A8N-E\nForce 4 Ultra (v.6.86) Win2k_XP International\IDE\Win2K\legacy

Pois bem, mandei o gerenciador de dispositivos procurar um novo driver e apontei este caminho para a pesquisa de drivers. Não levou 2 segundos ele já disse que havia encontrado um driver mais adequado ao dispositivo e perguntou se eu queria substituir o driver corrente por este. Obviamente, disse que sim. Instalou e pediu pra reiniciar.

Ao reiniciar, a grata surpresa! O boot não parou mais no meio da barra de progresso! Passou reto até cerca de 75% (que é o normal), da uma pausa de 2 ou 3 segundos e termina a enumeração dos dispositivos e inicia a carga dos drives.

Eu que já estava ficando cabreiro com esta placa, agora respiro mais aliviado! Ufa!

Enfim fica a dica para alguém que passe por um problema similar, confira o driver utilizado na IDE, se estiver com o driver padrão do windows, instale o driver do fabricante do chipset.

[ Ouvindo: Aretha Franklin – Freeway of Love (1985) ]


1000 posts!



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

1000!

 

Enfim chegou ao milésimo post! Até um certo tempo atrás, eu não estava muito nessa de contar posts, mas quando eu vi que estava na marca do 990 eu resolvi fazer essa brincadeira ai da contagem regressiva.

Não posso negar que muita gente ficou curiosa e me perguntou do que se travava, e eu resolvi fazer segredo e deixar todo mundo na curiosidade.

Mas enfim, revelado o segredo.

Agradeço a todos os que tiveram nesses 6 anos a paciência de ler minha lamentações, divagações, e compartilhar de todos os meu momentos altos e baixos. Embora o blog esteja passando por algumas dificuldades, não irei abandoná-lo, vamos tocando e bola pra frente.



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.