Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   domingo, 17 de março de 2013

What f#($ this?



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

o_funk_salvou_minha_vida

É beeeem por aí! .:lol:.

[ Ouvindo: INXS – Beautiful Girl (1992) ]


   sexta-feira, 15 de março de 2013

Estuuuuuuuda menino!



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

brasil_escolaQuem sempre solta (ou soltava) essa frase é a Ana Maria Braga.

Mas vem cá… você já viu bala de frambuesa??? o_O

Se fosse em espanhol até vai lá… mas em português??? Sim, olha na imagem ai onde é feita essa bala?

Ó:

 

bala_frambuesa_jau

Em Jaú eu sei que existe o refrigerante de limão não alcoólico que contem óleo de limão alcoólico.

Enfim, olha ai a prova do crime D:-

bala_frambuesa

Vai que é tuuuuuuua brasiiilll- sil-sil-sil… :sarcastic:



   quarta-feira, 13 de março de 2013

Outras visitas ao “shopping”



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Já tem algum tempo que não falo das idas aos ferro-velho (que muitas vezes de velhos nada no que eu pego) e fui juntando um monte de coisas pra postar aqui pra vocês verem como muita coisa útil e até mesmo nova é descartada sem a maior cerimonia.

Vamos começar.

Placa de rede 10/100mbit 3com. Veio até com o cabinho wake-on-lan. Testada e funcionando. No mínimo saiu de algum gabinete de PC que o problema era outra coisa.

rede_3com

Cabos de rede CAT5, Lucent. Peguei dois pedaços que dão uns 15 metros cada:

cabo_rede_lucent

Um HD Fujitsu, IDE de 3.2GB, também perfeito sem um badblock se quer. Os Fujitsu, mesmo os antigos costuma ser rápidos, esse ai parece um coelho. Usarei no MSX, devido a baixa capacidade.

hd_fujitsu

Lembram da placa AP Wi-Fi de algumas semanas atrás? Então… agora achei uma caixa hermética pra ela. Já instalei. E pelo visto a caixa era pra uma placa igual, pois nem a furação precisei mexer.

E detalhe… a caixa é inteirinha de alumínio. Sabe quando vai estragar? Nunca!

caixa_hermetica

Também achei esses disjuntores Nema de 10 e 15A, novos, sem uso! Tinha até etiqueta de preço (bem velhas por sinal).

disjuntores_nema_lorenzetti

Por fim, este pequeno manômetro de 80 psi. Dará certinho para um regulador de pressão para o revolver de pintura. Alias, diga-se que vi um regulador no ferro-velho, preciso avaliar se ele tem salvação.

manometro_80psi

Custo? As merrecas de sempre. Como eu digo, tem que saber garimpar. :sarcastic:



   terça-feira, 12 de março de 2013

Heim?



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

www.ceramicastefani.com.brSabe quando você tem um problema, nem liga pra ele e nem pensa em uma solução e tão pouco sabe que existe solução? o_O

Então… muitos ai devem conhecer filtro de barro para água né? Agora… ter um em casa? Acho que nem todo mundo, já que água de galão é coisa que praticamente impera hoje em dia.

Mas o fato é aqui em casa temos um deste e beeeem velho, deve ter uns 30 anos ou mais.

Pra quem não sabe, você coloca a água na parte de cima, ela é filtrada por um elemento filtrante de cerâmica com carvão ativado, e fica armazenada na parte debaixo, pronta para ser consumida, e o principal: Fresquinha!

E sabe porque é fresquinha? Pelo fato do reservatório ser de cerâmica, ele literalmente transpira, e a evaporação dessa água transpirada faz abaixar a temperatura da cerâmica, que por sua vez abaixa a temperatura da água.

Mas só quem tem um desses conhece um velho problema dele. Encher a parte de cima, quando ainda tem água já filtrada na parte debaixo.

O inevitável acontece, o reservatório inferior transborda… um saco. Molha o lugar em que o filtro fica. E aqui não é diferente. Vira e mexe minha mãe ou algum de nós mesmo recarrega o filtro e faz a maior lambança. :aiaiai:

Mas agora vem a parte interessante, quando eu estava no supermercado procurando uma outra coisa, passo pela sessão onde vi filtros desses pra vender, e pensei… coisa rara de se ver em supermercado! Não é todo mundo que ainda compra filtro de barro. Nisso olhei na prateleira ao lado e vi os elementos filtrantes e até achei um modelo bem curioso que em vez de ser branco, é preto. Não me atentei aos detalhes de o porque essa cor.

Só que ao lado tinha vários saquinhos pendurados com uma coisa que me chamou a atenção mais ainda:

boia_filtro1

Sim, é o que você esta vendo! Uma boia para filtro! **:P

Eu achei simplesmente o máximo! É o tipo da coisa que você diz: Porque nunca pensei nisso?

É claro que comprei e já instalei, e fiz uma “recarga dupla” no filtro para testar. Quero ver agora se vai haver transbordo de água e molhar tudo eheheh.

boia_filtro2

E o detalhe, custa baratinho: R$4,95

Espero que eu diga: Adeus transbordo de água no filtro! .:lol:.



   sábado, 9 de março de 2013

Dando um “tapa” nos MaxSom



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois é… depois de uns quase uns 23 anos, dei uma aposentadoria para o meu velho MaxSom M-501, que por sinal estava em petição de miséria!

Já falei muito superficialmente dele aqui neste post. O fato é que a uns 2 meses atras eu consegui um MaxSom STM-300 por uma pechincha no mercado lixo. E ele é bem melhorzinho que o M-501.

O STM-300 ficou no “estaleiro” até ontem por causa de uma pequena “cagada” que este que vos fala vez… pifei o CI decoder de stereo dele. E foi um PORRE pra achar outro, um uA767 da Fairchild. O que estava nele foi fabricado em 1974!!! Ou seja, 39 anos! Acabei achando outro numa loja da Sta Ifigênia que costuma ser a ultima salvação na procura de componentes raros.

Só tem um “pequeno” detalhe… são careiros que doi! E morri em R$15,00 no CI.. argh! Mas pelo menos voltou a funcionar como era original de fábrica.

E olha que até pensei em meter o pé na placa decoder stereo dele e montar uma outra com algum CI mais novinho. Mas menos mal que ficou original.

Agora, o velho M-501 além de ser somente FM, ainda por cima era mono, mas lá por 1998 eu fiz um “upgrade” nele transformando-o em stereo, usando uma recorte de uma plaquinha de um velho toca-fitas paraguaio que forneceu o decoder stereo, baseado no CI AN7420.

E não lembro ao certo o porque removi o amplificador de áudio dele, transformando-o em apenas receiver. Isso não importa porque eu o usava conectado a um amplificador maior.

Mas… como tudo naquela época de lambanças, a coisa estava numa gambiarra só! Uma pena que eu não tive a idéia de tirar fotos dele como estava, com a lambança toda.

maxsom_m-501_a

Agora, depois de um boa limpeza e catada nas gambiarras, restaurada a fonte de alimentação, mais ou menos como é a original, acomodado o decoder de stereo de uma forma decente, vou fazer um novo amplificador de áudio pra ele, mas com coisa moderna (o amplificador original, além de mono era transistorizado e beeeeeem safado) usando um CI “quase” Hi-Fi. O bom e velho TDA2009.

E vai fica bocudinho ehehe, serão 10+10W agora.

maxsom_m-501_b

E por fim ainda quero botar outra perfumaria nele, um medidor de nível de sinal recebido. Vou fazer um bargraph com um LB1423.

Uma curiosidade destes receptores fabricados em Campinas na década de 1970 e 1980, é o uso de kits de montagem, coisa bastante comum na época. Eles usam módulos da saudosa Unitac, também campineira!

 

Edit: O projeto do amplificador com o TDA2009 foi publicado aqui (clica ai).



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.