Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Alterações no blog.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pequenas alterações no blog.

Desligado o Feedburner, todos os RSS voltaram a ser feitos diretamente pelo blog. Quem assina ou assinava, por favor refaça as assinaturas.

Desligado também o reCaptcha.  Estava dando problemas com o domínio do blog, estou tendendo a abandonar os serviços google usados no blog, pois eles não sossegam o rabo e ficam modificando a API constantemente, quebrando os serviços. Vou pensar em um captcha localizado e boa. Por hora fica sem, como os comentário são moderados, o lixo fica preso na moderação.

Embora tem um filtrinho bem bobinho que implementei a anos atrás e acho que ele ainda segura alguma coisa.

O login por redes sociais, estou analisando se tem conserto, se não tiver, vai cair fora também.

Se tiver mais alguma coisa que não esteja funcionando, comentem pra ver o que vou fazer, se conserto, se troco por algum equivalente atual ou arranco fora.

Edit:

Desisti de consertar o social login, muita burocracia pra pouco resultado, usem nome e e-mail ou registrem-se no blog. Antes isso era mais fácil, mas colocaram tanta burocracia no negocio que é pra qualquer mortal desistir.

Outra coisa que rodou, o Seti@home, a muito tempo que não uso então tchau,  o outro que rodou foi o AudioScrobbler, que não existe mais e foi absorvido por outra empresa. E não tenho mais interesse no serviço.

Próximo passo vai ser uma faxina na lista de link, tem muita coisa ai que não é mais atualizada a séculos. Os donos desistiram, mudaram de plataforma, etc.

E o ultimo passo ai ser verificar se dá pra ativar corretamente o https nessa porcaria aqui, lembro que tentei ativar e deu um monte de rolo.

Edit 2:

Feita a faxina nos links. Próximo passo, tentar resolver o problema da frescurite do https, pois isso está aparentemente apresentando problemas com o feed, já que toda web tá com coceira no cú e acha que tudo tem que usar https, mesmo um simples… blog.

E o jeito é ir dormir, depois de ter feito a cagada homérica e perdido acesso a administração do blog e ter feito uma ginástica dos diabos pra ganhar o acesso novamente (entrou até edição do DB na unha via phpMyAdmin).

 



   segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Lâmpadas.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

O que vocês geralmente fazem com lâmpadas CFL ou de LED quando elas “queimam”? :-?

Bem, eu costumo desmontar pra retirar o reator eletrônico, para reaproveitar o toroide que tem neles. Mas nessas idas e vindas desmontando lâmpadas, você se pergunta, porque não tentar consertar, se não estiver muito “torrada”?

Pois bem, passei a fazer isso a algum tempo atrás. Em geral eu ganho essas lâmpadas de amigos que naturalmente iram jogar no lixo.

Esses dias estava com uma caixa aqui que juntou umas 15 lâmpadas pra desmontar e ver o que dava pra reaproveitar. Destas aproximadamente 15, consegui recuperar 7 delas, as abaixo.

São 3 LED e 4 CFL. Defeitos?

As de LED com bocal E27 era apenas capacitor estufado ou ESR nas nuvens. A tubular, apenas a bobina do driver estava solta dentro do tubo, essa lâmpada é praticamente nova, e levou um tombo e arrancou a bobina da placa. Umas gotinhas de cola rápida, dois pontinhos de solda e voilà, funcionando.

As CFL. A G&E, reator pifado, troquei um bom que saiu de outra. A Philips, fusível queimado e um transistor em curto. A Osram um diodo em curto e fusível queimado e a FLC também troquei o reator inteiro.

  • Ah… mas compensa consertar? o_O

Bem, tudo ai pro lixo, certo? Em geral verifico se vale a pena da seguinte forma.

LED, basta dar uma boa olhada nos LED, se não estiverem com um “furinho” preto, pega o multímetro analógico e testa um por um. Se estiverem OK, o driver foi pro espaço. O driver em geral estufa capacitor ou morrem em definitivo. Quando é capacitor, troca. Um capacitorzinho de 50 centavos e pronto. Se o driver morreu, pega de uma outra lâmpada led sucata que esteja bom e seja da mesma potencia.

Se tem led pifado, se for um ou dois no máximo, eu troco, pego de lâmpada doadora. Mais que isso vira sucata doadora de peças. Não aprovo o que já vi muita gente fazendo que é tirar o led ruim e colocar em curto, deixando um led a menos.

As CFL, primeiro observo se o “pé” do tubo de vidro não está preto. Se está, é lixo e só tiro o reator. Se não está preto, abro com cuidado e meço a continuidade dos filamento do tubo. Se ok conserto, se aberto, novamente tira o reator e joga o resto na reciclagem.

O reator se perder mais do que 5 minutos nele vai pra caixa de sucatas. Se estiver muito “cozido” (em geral a placa fica marrom) é sucata também. Em geral inspeção visual já se acha os defeitos. Quando tem fusível, se esta queimado, olhar os diodos da ponte retificadora e transistores. Olhe também os resistores de baixo valor que estão ligados nos transistores. Troca o que está aberto ou em curto. Não funcionou? Sucata. No caso de o bulbo estar bom pego outro reator de potencia igual na caixa de sucata e monto no lugar.

A caixa de sucatas pra salvar as candidatas.

Agora respondendo se “compensa”.

Pra mim, sim!

Uma LED custa por volta de 12 a 15 reais aqui no supermercado. Uma CFL de 8 a 12 reais.

Bota a 10 reais cada uma ai… são 70 reais que tirei do lixo. 8-)



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.