Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sexta-feira, 20 de junho de 2008

N-Gage não segura relógio…



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Vou postar isso aqui mais para documentar o procedimento e a idéia que tive para não ter todo o sofrimento da próxima vez que ocorrer o problema.

O N-Gage tem uma micro-bateria interna para reter os dados do relógio de tempo real, que claro, é uma bateria tipo botão, de litiun, de 3V. O detalhe fica por conta do tamanho da minúscula bateria, confira na foto:

Incrível né? apenas 5mm de diâmetro. No caso ai, eu já havia removido as chapinhas que são soldas por solda ponto na bateria, para poder identificar o tipo de bateria e procurar informações para saber sua tensão: 3V. Que no caso a minha estava com apenas 0,2V. A bateria em questão é uma XH414 de fabricação da Sanyo.

Vamos atrás de uma bateria. Passei em um foto, que vende baterias de relógio e mostrei. Qual a surpresa que não achei nada parecido, pois relógios usam bateria de 1,5V e não 3V. A solução foi recorrer aos amigos. Fui atrás do Junior, um amigo aqui na cidade que trabalha com manutenção de celulares.

Ele me arrumou uma bateria que é utilizada no motolora V3. O interessante é que nestes celular a bateria fica presa no flat cable e vem com um soquete. Pedi se ele podia me arrumar uma com o soquete e tudo. Eis o soquete e bateria instalados na placa do N-Gage.

O bom disso é que numa futura necessidade de troca, basta retirar a bateria do soquete e substituir por uma nova. A localização da bateria dentro do N-Gage.

O soquete é ligeiramente mais largo do que os terminais originais da bateria, mas com um pouco de jeito dá para coloca-lo no lugar sem grandes problemas.

A bancada de trabalho com o N-Gage todo debulhado, após a soldagem do novo soquete.

Se você esta com um N-Gage que toda vez que retira a bateria pra trocar o cartão MMC ou quando a bateria zera, e o relógio para, esta é a solução. Da pra fazer a troca em 5 minutos e de uma forma mais bonita. Não custava nada a Nokia ter colocado um soquetinho originalmente ai né? Ou será que eles acham que a bateria iria durar para sempre???



   quinta-feira, 19 de junho de 2008

Firefox 3, primeiras impressões.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois bem, cá estamos de Firefox 3, e baixado no download day. A primeira impressão inicial, eu que costumo ter varias abas abertas (umas 5 ou 6 no mínimo) percebi uma coisa de cara: Esta comendo menos RAM.

Isso é um bom sinal. Na condição que estou neste exato momento, era de costume ter cerca de 600Mb de RAM livres (eu tenho 1,5Gb) e agora estou com 883Mb livres.

Deu pra perceber também que esta um pouco mais rápido, pelo menos carrega mais rápido aqui. Quanto ao engine de renderização, não percebi diferenças no desenho e montagem das páginas, pelo menos pra mim esta tudo igualzinho. Todos os sites que estou acostumado a abrir estão com a mesma cara e formatação.

O que já era de esperar foi o baile com os add-ons. Tinha vários que ainda não foram lançados pra o Firefox 3.0 oficial e somente para as versões beta, e o pior alguns mais velhos ainda que só tem pra versão 2.

A solução: Três extensões que não estava usando muito ganharam o caminho da rua, outra delas, troquei por versão equivalente, no caso a barra do google. Eu estava usando a PRGoogle bar, uma versão não oficial da barra do google, mas que não é atualizada a séculos. Digamos que sou viciado na barra do google, e no maldito PageRank. Logo fui atras de outra barra que tivesse o maldito PR. A barra oficial do próprio google agora tem PR, a tempos atrás não tinha.

E umas outras poucas extensões, fui obrigado a gambiarrar o install.rdf, alterando o MAXVERSION para pode entrar no Firefox 3.

No final tudo deu certo, esta funcionando super-estável e bem rapidinho.

O único gadget que não teve jeito e vai ser necessário esperar atualização é a ordinária da TabEffect. Não serve pra nada alem de gastar processamento mas é engraçadinha e chama a atenção dos que não conhecem o Firefox.



   quarta-feira, 18 de junho de 2008

Carnaval Científico: "Um cientista na minha vida" (meme)



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois bem, o blog Rainha de Copas lançou a idéia e vamos lá. Poderia falar de muitos, mas o único que me vem a cabeça e fez muita diferença, e esta relacionado a tudo com o que trabalho hoje, é um só: Tomas Edison.

Com a descoberta do efeito Edison, o qual deu origem as válvulas eletrônicas mais tarde, que por conseqüência foi a base para o inicio da era eletrônica.

Fica difícil imaginar o mundo hoje sem toda a parafernalha eletrônica, correto? Então, a descoberta do efeito termiônico é na minha visão e de muitos o responsável por tudo o que temos hoje em matéria de tecnologia eletrônica.

Sabe-se lá o que teríamos hoje se Edison não tivesse patenteado o efeito em 1883, para que em 1904 Fleming construísse o diodo, o qual foi utilizado como detector de radiofrequencia. (esse trombolho da foto ai ao lado)

Pois então pense bem, o computador que você usa hoje para ler este texto, existe graças a esta descoberta, o que proporcionou o inicio da era eletrônica e o seu desenvolvimento a busca de soluções e tecnologias cada vez mais compactas, como a dos circuitos integrados.



   quarta-feira, 11 de junho de 2008

Nomeando máquinas (meme)



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Bom, já que o Leandro deu a idéia e começou, vamos em frente!

Pentaro – Meu PC/Servidor (ele acumula as duas funções), nome retirado de um jogo do MSX.
PY2BBS – K6 que fica na minha bancada, aquele K6 montado num case-mod pra lá de radical. Como é micro de trabalho e uso muito pra coisas relacionadas a radioamadorismo, coloquei meu indicativo de radioamador como nome dele.
Fenix – O notebook IBM thinkpad. Fenix porque ele renasceu das cinzas, era um notebook praticamente condenado e eu o fiz funcionar de novo.
Garfield – Acess point NetGear, nome do gato gordo e preguiçoso já conhecido.
Zion – Meu celular, um N-Gage. Não me lembro o motivo de ter escolhido este nome.

Technorati Tags:



   quarta-feira, 4 de junho de 2008

Telefonica, ultimo round!



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois bem, hoje chegou o final a história da minha migração do Speedy. Depois deles terem me largado sem sinal, de muita briga, denuncia na Anatel e Ombudsman da Telefonica, hoje encerrou-se o ultimo episódio da contenda.

Chegou a conta do mês e com os dias sem serviço devidamente descontados. Até que essa briga não foi muito braba, mas me deram um chá de canseira enorme. E haja ouvido pra ficar ouvindo as musiquinhas bregas da espera telefônica deles.



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.