Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Reparo de torneira.



PéssimoRuimMédioBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)

Reparar uma torneira é algo trivial, pelo menos deveria ser se as torneiras não estivessem se tornando “frescas”.

Uma torneira comum como a da foto ao lado, basta um vedante de borracha que custa 1 real que você encontra em qualquer casa de material de construção do bairro, ou até mesmo no supermercado, basta olhar naquelas cartelinhas que tem utilidades.

O vedante é essa coisinha aqui que muitos devem conhecer.

Só que a “gourmetização” das torneiras, nos trás algumas coisas que considero desconsertante. Essa torneira da foto abaixo é da cozinha de casa. São essas torneiras misturadoras com registro de 1/4 de volta (preguiça de dar 5 voltas no manipulo?).

Na propaganda dela, me lembro que dizia que usava vedante em cerâmica, que não desgasta, não vaza, etc.

Mas vaza sim, com o tempo (e uso) começa a pingar.

Para consertar você pensa, basta trocar o vedante, igual a uma torneira comum. Desmontando a torneira, você tem acesso ao mecanismo vedante. Essa peça ai abaixo.

Pra desmontar e ter acesso ao selo de vedação cerâmico. Basta desencaixar a borracha branca da parte inferior com bastante cuidado para não rasgar.

Desmontado, você tem essas peças todas, exceto o anel de borracha preta, já explico o porque.

O que faz essa desgraça vazar? A borracha branca com o tempo perde a pressão e não consegue mais comprimir eficientemente as duas peças cerâmicas que fazem a vedação.

O diabo dos detalhes é que você não consegue comprar só a borracha! Tem que comprar o mecanismo completo! Tudo por causa de uma misera borracha! O mecanismo completo custa por aqui (na data deste post) a bagatela de R$25,00 e não acha em qualquer lugar.

Mas ai o brasileiro que merece ser estudado pela Nasa faz o que? Cata um kit de anéis de borracha e…

Escolhe um dos anéis mais finos que tem no kit e que encaixe dentro da sede do mecanismo.

Monta a borracha branca de volta e pronto! O anel de borracha vai servir de calço para o selo de cerâmica, aumentado a pressão entre eles e resolve o vazamento.

Mesmo o anel mais fino que tinha neste kit ainda é um pouco exagerado (notei isso depois). Talvez uma pequena arruela recortada de uma garrafa PET seja mais do que suficiente.

O anel não sofre desgaste pois essa parte do selo não mexe, não gira. É a parte que está debaixo dele que gira, presa ao castelo do registro.

Pense bem, a borracha ai serve simplesmente para fazer pressão entre os selos de cerâmica e fazer uma vedação. Se usassem uma mola de aço inox para fazer a pressão entre os selos e um simples disco de borracha para fazer a vedação do mecanismo na base da torneira, o ajuste de desgaste seria automático, tornado desnecessário a troca do mecanismo com 4 anos de uso.

Mas, a ideia é tornar a torneira descartável. Alias elas o estão cada vez mais descartáveis. Já que o fabricante não fornece peças de reposição por mais do que o prazo legal estipulado por lei. Esta dai já não acho mais reparo original, somente paralelo.

 

 



   quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Tema Mobile.



PéssimoRuimMédioBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)

Estou testando um tema mais limpo e leve e também formatado pra caber melhor em tela de celular.

Ainda é um tanto experimental, mas creio que o básico já funciona.

Quem acessa de celular diga ai nos comentários se achou melhor este tema reduzido.

Já fazia tempos que estava pra criar este tema mobile. Ler o tema desktop no celular não estava muito agradável.

O tema para quem acessa via desktop continua o mesmo.

Vou tentar colocar um atalho no tema mobile para forçar o modo desktop, para caso alguém prefira.



   terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Comentários do blog



PéssimoRuimMédioBomExcelente (4 votos, média: 4,50 de 5)

Depois de muito tempo, muita briga, relembrar muitas coisas do template que fiz a mais de 10 anos, consegui consertar o sistema de comentários. O grande erro era causado pelo plugin wp-thread-comment que não é mais atualizado faz anos.

Como o WordPress deve ter feito muitas modificações no core do blog, o plugin passou a apresentar mal comportamento gerando erro crítico.

Fiz funcionar o sistema de aninhamento das respostas (pra discussão ficar mais lógica) utilizando uma função do próprio WordPress que já suporta o aninhamento desde a versão 2.7.0 desde que o tema leve em conta isso, e também consegui acetar mais alguns pormenores. Do jeito que está, pra mim está muito bom e não depende de plugin nenhum.

Uma coisa que faltou e ainda vou ver se tem como voltar utilizando o método addfilter do arquivo functions.php do WordPress é o plugin Browser Scope.

Gostava ele, embora bem desatualizado. Se conseguir colocá-lo de novo no loop de comentários via addfilter, ai talvez pense em atualizá-lo a mão mesmo, já que o dono o abandoou e não atualiza a muito tempo.

O social login ainda vou dar uma nova chance a ele, mas pra isso preciso ver com o hosting porque não está funcionado https usando o domínio novo. Deve ser algum problema de configuração lá do lado deles.

Edit: O Brownser Scope já está funcionado.



   sábado, 13 de fevereiro de 2021

Gatinhos.



PéssimoRuimMédioBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)

Gatos são uns bichos esquisitos, as vezes dá até pra pensar que são alienígenas disfarçados.

Sempre ouvi dizer que o gato escolhe a casa e não o dono, diz a lenda que se a pessoa se muda, o gato não vai junto.

Mas, aconteceu algo ao contrario. Na oficina uma gatinha me adotou! Vamos a história?

Eu via essa gata passeando aqui pelo quintal e muros a mais de 2 anos, como ela sempre rondava aqui, peguntei a alguns vizinhos se ela pertencia a algum deles. Uma vizinha aqui que gosta e cuida de animais abandonados me disse que ela (a gatinha) não tinha dono e que todos na rua cuidavam dela.

Bem… ela foi chegando, chegando. Uns messes atrás ela apareceu aqui com linha de nylon (linha de pesca) embramada nas  patas e desesperada. No que fui tentar ajudá-la ela me mordeu e mordeu feito.

No desespero eu quase enforquei a gata para que ela soltasse minha mão. Nisso eu a atirei (literalmente) no quintal. Resultado? Precisei tomar antibiótico (sim, inflamou!) e duas doses de antirrábica. Nisso ela sumiu daqui por cerca de 1 mês. :time:

Passado esse tempo ela foi aparecendo aos poucos, se aproximando de novo lentamente. Resultado? Ela virou um grude e não sai mais daqui! Literalmente a gata me adotou como dono dela.

Desde então, tenho cuidado dela, alimentado, deixo ela aqui a vontade. Virou uma verdadeira companheira do ponte de me acompanhar pela oficina toda como se fosse um cachorro.

Hoje está chovendo, e ela está tão a vontade, que olha como flagrei ela dormindo aqui hoje:

Afinal, isso é um gato ou um morcego? .:lol:.

Ah! Avisando. Parece que resolvi o pau nos comentários. Perdeu-se a opção de aninhar (responder) a um comentário. Por hora fica assim até que eu encontre outro plugin atualizado que funcione ou fica assim mesmo.



Hoje é tão hoje…



PéssimoRuimMédioBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)

… que até de trás pra frente hoje é hoje. .:lol:.

(8



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.
Switch to mobile version